Sexta-feira às 29 de Novembro de 2024 às 02:36:54
Geral

Mulheres empreendedoras e revolucionárias

Mulheres empreendedoras e revolucionárias

16/08/2013

O Programa Em Boa Companhia desta semana, na Rádio Ágape, dedicou a quarta-feira (14) para falar sobre o tema “Mulheres empreendedoras e revolucionárias”. Hoje cresce rapidamente o número de mulheres empreendedoras, principalmente em ramos profissionais onde a presença masculina ainda é predominante.
 
Sem medo do trabalho pesado, e nem um pouco intimidadas com a missão de liderar equipes – em sua maioria formada por homens – as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço na construção civil. É o caso da da campo-larguense Vanessa Nymberg, 28 anos, Técnica em Segurança do Trabalho na Empresa Enerbras Materiais Elétricos, de Campo Largo, e professora do Colégio Cenecista Presidente Kennedy. - entrevistada pela apresentadora Chris Minuzzo.
 
Vanessa é ainda auditora da JJD (Junta da Justiça Desportiva) Liga Campo-larguense de Futebol pela da Federação Paranaense de Futebol (FPF). Vanessa, que é casada com Rudson Weber, contou aos ouvintes da Rádio Ágape que sua atuação como Técnica de Segurança do Trabalho vai além da fiscalização dos postos de trabalho, do incentivo e treinamento do uso do EPI – Equipamento de Proteção Individual, fundamental para a segurança dos trabalhadores – ela procura, com muita dedicação e empenho, promover um ambiente agradável e saudável de trabalho para o bem-estar de todos os funcionários.
 
Em conversa com Chris Minuzzo, Vanessa afirmou que não é um trabalho fácil numa profissão que há muito tempo é dominada pelos homens, mas que o quadro vem mudando, principalmente porque as mulheres são mais detalhistas, levando todo o cuidado que elas têm com o próprio lar para o ambiente de trabalho, além de serem extremamente comprometidas com o que fazem. “Ainda hoje acontece da mulher não ser bem recebida em algum local de trabalho, muitos homens não aceitam muito a ideia de receberem ordens de mulheres. Mas isso vem mudando, e deve ser encarado como parceria”, afirma Vanessa Nymberg.
 
Questionada sobre as várias jornadas de trabalho, Vanessa coloca que a mulher tem o dom de fazer várias coisas ao mesmo tempo – no seu caso, consegue conciliar o trabalho durante o dia com as aulas à noite e ainda cuidar da casa e do cachorro. “Mais do que nunca, a mulher moderna sabe como otimizar e separar cada coisa em seu momento, não é tarefa fácil, porém é prazerosa e gratificante, principalmente se você conta com a ajuda e incentivo de seu companheiro, como no meu caso”. E ela conclui, afirmando que “nada paga a compensação profissional, financeira e pessoal que a mulher de hoje tem conquistado, o que contribui para a realização e plenitude e, acima de tudo, para a nossa felicidade”.