03/08/2013
Nova Capela São Roque será inaugurada dia 10
03/08/2013
Nova Capela São Roque será inaugurada dia 10
03/08/2013
“A alegria está estampada no rosto da comunidade. A construção da nova Capela São Roque significou vencer os desafios lançados. Foi um trabalho caro, mas todos estavam mobilizados em ajudar e arrecadar verba. A comunidade é bem participativa e agora está vibrando”, comemora José Garrett coordenador do Conselho Administrativo da Capela São Roque.
José conta que a ideia da nova capela foi lançada há dez anos pela comunidade e teve grande apoio do Padre Genivaldo Ximenes, e depois do Padre Antonio Zatchon. Eles viram a necessidade de fazer uma estrutura maior devido ao crescimento da comunidade. Por muitos anos, a antiga capela permaneceu dentro do espaço onde estava sendo construída a estrutura da nova capela e há cerca de quatro anos foi destruída para que as obras continuassem.
O sonho agora se torna realidade, graças ao empenho de toda a comunidade, que ajudou na realização e participação em eventos, como também doações. Um grupo de aproximadamente 50 pessoas doa mensalmente R$ 100 para ajudar a pagar o artista que pintou o altar.
O artista plástico João Valdecir Zabel, de Joinville, fez um belo trabalho na capela, a qual pertence à Paróquia Aparecida. Ele explica que é uma arte sacra bizantina, que teve origem no século IV. Ele se baseou no conceito da comunidade e na vida de São Roque. “São Roque cuidava dos doentes, então o trabalho seguiu esta linha e por isso o Bom Pastor no painel central. Ao lado direito é São Roque segurando um doente, junto com seu cachorro que era quem levava alimento a ele quando estava isolado em uma cabana. Do outro lado é o Bom Samaritano. No ponto alto do painel tem a mão de Deus Pai e o cordeiro, que representa a libertação. As estrelas representam a criação do mundo”, detalha o artista.
Na sexta-feira (09) será realizada a missa de despedida da antiga capela, quando também se dá início à novena, com celebração do Padre Manoel Messias Vilela e Padre Tadeu Camilo. No sábado (10) às 19 horas será celebrada a missa de inauguração e dedicação da nova Capela, com presença do bispo dom Rafael Biernaski.
Para a inauguração, apenas faltarão os bancos, devido à falta de verba para a compra, e para esta celebração serão emprestadas cadeiras do Polentão. Após, será improvisado com outros bancos do salão de eventos, pois o dinheiro necessário para a compra só será conseguido possivelmente no ano que vem, através das arrecadações dos eventos que serão realizados.
No dia 17 será a última novena para então no dia 18 (domingo) ser realizada a grande Festa do Padroeiro São Roque. A festa terá início às 10 horas com Santa Missa e às 12h almoço com churrasco, leitão, galeto, carneiro, risoto, maionese e saladas. Após, terá bolos, pastéis, bebidas e sorvete, seguindo a tarde com leilão e festival de prêmios.
Novena
Missa e 3ª novena no dia 11 de agosto com o Padre Antonio Zapchon – bênção Pais e Crianças. No dia 12 segue com o Padre Darci Bubniack – bênção Trabalhadores e Agricultores. No dia 13, bênção Famílias com o cônego Ivanir Leonardi. Bênção aos Jovens no dia 14 com o Padre Luciano Tokarsi. No dia 15 novena com o Padre Romildo de Oliveira Viana – bênção Idosos. Dia 16 a missa e 8ª novena com bênção aos Doentes com o cônego Genivaldo Ximenes da Silva e a última novena no dia 17 com o Padre João Batista Chemin com a bênção dos Benfeitores.
.jpg)