Sexta-feira às 29 de Novembro de 2024 às 06:39:42
Geral

Karatê

19/07/2013

Um caminho de princípios, honra e oportunidades

Karatê

19/07/2013

Em mais uma quarta-feira de entrevista, a apresentadora Chris Minuzzo, do Programa em Boa Companhia da Rádio Ágape conversou com o sensei Clóvis Luís Cipriano Júnior – o sensei Clóvis, da Academia Naja.

Clóvis criou a Academia Naja com objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade, oferecendo o caminho do Karatê-do para pessoas de todas as idades, dando a oportunidade para a prática de um esporte saudável e construtivo. A Academia está filiada à Federação Paranaense de Karatê (FPRK), à Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e à Federação Mundial de Karatê (WKF – World Karatê Federation).

Hoje, a Academia Naja conta com centenas de atletas, ministrando aulas no próprio espaço e em projetos sociais, escolas públicas e particulares, objetivando o desenvolvimento do karatê e do praticante, construindo cidadania e contribuindo para a sociedade. A Academia possui mais de 200 alunos, entre pagantes e alunos participantes de projetos de inclusão social.

Clóvis explica a importância do Karatê – uma arte marcial de auto-defesa regrada em um código de conduta e honra  - o DOJHO KUN - com princípios seguidos à risca pela grande família que se tornou a Academia Naja: o de esforçar-se para a formação do caráter, num processo de auto-conhecimento e de participação consciente no “aprender a aprender”; o da fidelidade com o verdadeiro caminho da razão, que leva à construção do caminho do bem, do amor e do equilíbrio; o de criar o espírito de esforço, de quem alimenta e desenvolve ideias de persistência e otimismo, o do respeito acima de tudo, onde o Karatê age como uma tarefa educativa e de responsabilidade social e, finalmente, o princípio de conter o espírito de agressão, onde se aprende a conter e superar os aspectos negativos do comportamento e da mente. Sensei Clóvis explica também que qualquer pessoa pode começar na prática do Karatê, e as crianças, a partir de 4 anos, onde iniciam com a parte lúdica, trabalhando o respeito ao próximo, a força física, a disciplina e o companheirismo.