12/07/2013
Foi aprovado na terça-feira (9) a redução no índice de reajuste das tarifas de energia dos consumidores do Paraná. A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL aceitou a redução dos 14,07% previamente divulgados para 7,67% nas tarifas residenciais da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel. O principal fator que contribuiu para o aumento das tarifas foi o aumento no custo da energia, devido ao intenso uso de usinas termelétricas no início do ano. As novas tarifas são retroativas a 24 de junho, e a diferença desse período será cobrada nos próximos faturamentos – dependendo da data de leitura de cada consumidor.
Conta ainda fica 12,2% mais barata do que custava em dezembro
Mesmo com a aplicação do reajuste, as tarifas de energia ainda ficam menores que as aplicadas em dezembro de 2012 – antes do pacote de medidas do Governo Federal que diminuiu encargos na tarifa em todo o país. Para os consumidores residenciais a economia é de 12,2%. O valor do quilo-watt-hora (kWh) consumido nas residências passa a ser de R$0,28 (sem os impostos), enquanto em dezembro o valor pago pelo kWh era de R$0,32.
Na média, o reajuste determinado para a Cocel é de 10,67%. Deste total, apenas 1,25% são referentes aos custos gerenciáveis pela distribuidora – como manutenção e investimentos. Os demais 9,42% refletem o aumento no custo da energia e outros encargos que a Companhia não tem gerenciamento. O reajuste foi homologado pela Resolução 1.566 de 09 de julho de 2013, da ANEEL.
Compõem o valor final da tarifa de energia os custos para garantir o fornecimento, geração, transmissão e distribuição da energia, impostos e ainda o custeio de políticas públicas – como o Luz para Todos e a Tarifa Social (programas do Governo Federal que possibilitam a instalação das redes gratuitamente e a redução na conta de famílias carentes). Atualmente, 3.024 campolarguenses têm tarifas de energia reduzidas por meio de programas sociais.