12/07/2013
Campo-larguenses recebem apoio para criação de site
12/07/2013
Três jovens campo-larguenses tiveram a ideia de criar um site para troca de produtos entre os internautas e o projeto foi escolhido para ser desenvolvido com apoio do programa HUB Fellowship, de Curitiba e voltado a empreendedores da capital e região metropolitana, motivados pela geração de mudanças positivas e soluções inovadoras.
O HUB premia indivíduos e equipes empreendedoras com os recursos estruturais, o acompanhamento e as conexões necessárias para que desenvolvam seus negócios. Frederico Reinaldin (estudante de Publicidade e Propaganda), Marcos Pacheco Junior (estudante de Engenharia Elétrica) e Murilo de Quadros (estudante de Engenharia da Computação) foram selecionados para receber mentoria mensal, participar de oficinas, treinamentos e cursos com foco na gestão, inovação e aceleração do empreendimento, além de poder trocar experiências e ter acesso a uma rede virtual que reúne mais de 4500 empreendedores HUB de todo o mundo.
Os três estudantes desenvolveram o Trocaki, uma rede de trocas em um modelo que ainda não existe no Brasil. Frederico explica que pelo endereço www.trocaki.com.br o internauta pode cadastrar todas as coisas que não usa mais e trocar por outras que queira, como exemplo uma televisão por um vídeo game ou uma bolsa por um sapato. Ou simplesmente um livro por outro. Após o cadastro, é preciso escolher os produtos e clicar em trocar.
Seguindo o princípio de que o que não é mais útil para alguém e interessa a outras pessoas, o site espera se tornar uma rede de consumo colaborativo cada vez mais forte. “Por um lado, você economiza, já que não precisa comprar o objeto de interesse. Por outro, se desfaz de algo que só estava ocupando espaço no armário. Ou seja, queremos que, por meio de uma plataforma colaborativa, produtos que estão guardados na gaveta de alguém, e que podem ser úteis para outras pessoas, possam ganhar rotatividade”, explicam os fundadores do site.
O lançamento oficial será na próxima quarta-feira (17) e é esperada uma grande aceitação principalmente do público universitário. “Adeptos a novas tecnologias e plataformas, os universitários têm ainda uma grande vantagem para concretizarem as trocas. As universidades funcionam como um grande ponto comum de encontro entre milhares de estudantes; e o site percebeu isso. O resultado é que se pode encontrar produtos específicos de pessoas que estudam no mesmo lugar que você, o que facilita bastante a troca”, comentam.