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Avaliaçãoinvestigativa: o que é isso? 11/07/2013

Avaliaçãoinvestigativa: o que é isso? 11/07/2013

11/07/2013

Quando os pais, geralmente preocupados, chegam ao consultório psicopedagógico, é nítida a sua ansiedade. Na primeira consulta compartilham de suas angústias com o profissional e desabafam seus medos em relação aos seus filhos, afinal, são inúmeros os seus anseios quando da dificuldade de aprendizado, assim como suas consequências. Ao final desse momento o psicopedagogo lhe informa que será necessária, anteriormente ao trabalho de intervenção, uma avaliação investigativa. Mas o que é isso? Para que serve? Demora muito? Como é feita?

O que é isso e para quê?

Bom, como o nome já diz, a avaliação investigativa irá investigar sobre a criança ou adolescente em questão. O diagnóstico psicopedagógico é sem dúvida o ponto de partida para uma tentativa de compreensão das dificuldades de aprendizagem.A tarefa diagnóstica é indispensável ao psicopedagogo, pois o auxiliará na tomada de decisões. Constitui, na verdade, um processo, um contínuo sempre revisável, pois a investigação das causas das dificuldades prossegue durante todo o trabalho de intervenção.E, para tanto, são necessários alguns passos e procedimentos que trazem bagagem para um levantamento de hipóteses em relação à atmosfera em que a criança vive e o que está lhe prejudicando no momento. A partir daí o profissional terá suporte para iniciar uma intervenção eficaz.Lembrando que o conhecimento da etiologia é fundamental, não somente paradeterminação de prioridades de tratamento e para a escolha de metodologias específicas, mas, especialmente, para o planejamento de soluções preventivas e/ou de caráter social mais amplo.

Demora muito?

Os pais muitas vezes desanimam achando que isso tudo irá demorar e que seu filho não estará sendo “tratado” ao longo da avaliação, mas esse período é demasiadamente importante porque, além de criar um agradável e imprescindível vinculo entre avaliando e avaliador, geralmente já se observam melhorias em relação à queixa inicial. É importante lembrar que a realização do diagnóstico varia entre os profissionais, dependendo da postura teórica da cada um, mas geralmente tem uma duração de dez sessões com a criança, que podem ser feitas de uma a três vezes por semana, além de duas sessões com os pais e dois encontros com a escola (professores e pedagogos). Neste sentido, a vontade dos pais e disponibilidade também altera o tempo dessa etapa.

Como é feita?

Ainda que cada profissional tenha a sua metodologia, para a realização do diagnóstico psicopedagógico o profissional, de um modo geral, desenvolve as seguintes atividades:

1) Conversa com a criança ou adolescente e explicação de como ocorrerá o trabalho
Características: Nesse momento é realizada a Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem – EOCA. A intenção é permitir ao sujeito construir a entrevista de maneira espontânea, porém dirigida de forma experimental. “Interessa observar seus conhecimentos, atitudes, destrezas, mecanismos de defesas, ansiedades, áreas expressão da conduta, níveis de operatividade, mobilidade horizontal e vertical etc”. (Weiss apud Visca, 2007, p. 57).
2) Avaliação da área cognitiva
Características: Tem como objetivo principal determinar o grau de aquisição de algumas noções-chave do desenvolvimento cognitivo, detectando o nível de pensamento alcançado pela criança ou adolescente, ou seja, o nível de estrutura cognoscitiva com que opera.
3) Avaliação da área emocional
Características: Tem como objetivo investigar os vínculos que o sujeito pode estabelecer em três grandes domínios: o escolar, o familiar e consigo mesmo.
4) Anamnese
Características: A história de vida ou anamnese psicopedagógica é uma técnica direcionada aos pais ou responsável. Constitui-se em um instrumento muito útil para o processo diagnóstico, pois auxilia a investigação das possíveis causas das dificuldades de aprendizagem do sujeito e permite a obtenção e analise de dados, desde a concepção ao momento atual da vida do aluno, considerando que se trata de uma investigação profunda e detalhada.
5) Observação do aluno na escola e Entrevista com os professores
Características: Investigação das questões comportamentais e elementos intrínsecos a aprendizagem na esfera escolar.
6) Avaliação de desempenho escolar
Características: Aplicação de testes de verificação relacionados aos conteúdos escolares já trabalhados com aluno nas diferentes áreas do conhecimento.
7) Avaliação psicomotora e sensorial
Características: Observar e mensurar, de acordo com a fase de desenvolvimento, as funções psicomotoras da criança (equilíbrio, noção corporal, lateralidade, estruturação temporal e espacial e coordenação motora fina e global).
8) Devolutiva aos pais com proposta de intervenção e encaminhamentos
9) Devolutiva à escola com proposta de intervenção e encaminhamentos