Sexta-feira às 29 de Novembro de 2024 às 10:32:00
Geral

Coritiba

24/06/2013

Estudioso, Marquinhos analisa as seleções para não ser surpreendido

Coritiba

24/06/2013

Fonte:G1.com

Foto:Divulgação / Site oficial do Coritiba

A Copa das Confederações não significa descanso ou relaxamento nos estudos para os técnicos dos clubes brasileiros. Pelo menos para o coxa-branca Marquinhos Santos, que está atento ao que acontece. Estudioso por natureza, ele faz questão de acompanhar todos os confrontos internacionais, além de gravar  os jogos para assistir depois.

O motivo é único: ficar atento ao que acontece de novo no mundo futebolístico, para poder inovar na construção de táticas, além de evitar surpresas dos adversários.

- Estamos estudando muito, procurando acompanhar todos os jogos. Gravar e depois rever os jogos, pois são escolas diferentes, que estão trazendo filosofias novas no futebol mundial. Temos que ficar atentos para essas evolução, para não ser surpreendido e não parar no tempo, principalmente no quesito tático – uma situação que evolui muito no futebol mundial.

Uma seleção que já chamou a atenção e serviu de inspiração para Marquinhos Santos é a japonesa, que surpreendeu pelo alto nível de disputa contra a Itália, na quarta-feira. Apesar da derrota por 4 a 3, o Japão enfrentou os italianos de igual para igual, com uma vantagem inicial de 2 a 0.

- Um exemplo é o Japão. Mesmo não tendo alcançado o resultado de vitória, mas apresentou dois grandes jogos dentro de um modelo tático. Estava alguns anos atrás taticamente, mas já evoluiu na posse de bola, compactação e transição, que são os três pilares no sentido tático. Esse é o que temos que observar, para depois estudar e repassar aos jogadores.

Além do padrão tático, Marquinhos e a comissão técnica do Coritiba preparam uma lista de jogadas individuais e coletivas, que poderão ser aproveitadas pela equipe, com uma adaptação ou outra.

- Estamos montando um banco de dados também com lances táticos e técnicos individuais e coletivos, para que se possa apresentar aos atletas o que está acontecendo e dando esse feedback no futebol mundial.

Entre os jogadores, um jogo ou outro dá para assistir e acompanhar, mas os treinamentos diários atrapalham. Mesmo assim, o assunto é pauta nas rodinhas de conversas dos atletas.