21/06/2013
Centro de Artes e Esportes deve ser inaugurado até agosto
21/06/2013
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Campo Largo será concluído até agosto desse ano. Conhecido inicialmente como Praça de Esporte e Cultura (PEC), o projeto faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e contou com investimento do governo federal de R$ 1.998.050.
O CEU fica na Rua Professor Ovídio Jorge Nogueira, no Jardim Melyane. A estrutura de 3.000 m² e vai abrigar uma unidade de atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro (auditório) com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.
O modelo foi criado sob uma concepção moderna, que inclui o cidadão como dono, com responsabilidades. “O que desejamos é que seja criado um sentimento de pertença na comunidade, para que as pessoas cuidem do lugar porque pertence a elas. Por isso, o ambiente não é murado ou cheio de cercas. Queremos que as cercas estejam na consciência de cada um e que todos se responsabilizem pela manutenção de uma estrutura tão ampla e importante”, explica o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Avanir Mastey.
Para que isso seja possível, a Secretaria tem realizado um trabalho de mobilização social desde o início do ano. Representantes do poder público tem se encontrado periodicamente com líderes comunitários e moradores da região, para discutir cada etapa da construção. “Até as cores que usaremos para pintar os muros e os tipos de plantas do jardim foram escolhidos pela comunidade, nessas reuniões”, conta uma das integrantes da Secretaria, Denize Sobota, que acompanha o projeto de mobilização.
Uma das reuniões foi com grafiteiros da região, que foram convidados a participar da decoração do Centro. Nessa sexta-feira, dia 21, os grafiteiros vão pintar um painel, que estará fixo em um lugar privilegiado da estrutura, como símbolo da participação da comunidade. Ao mesmo tempo, moradores vão plantar as sementes escolhidas previamente, para montagem do jardim.
Os próximos passos são equipar as salas, que já estão praticamente prontas, e reunir as secretarias municipais tanto para concluir as estratégias de implantação de serviços públicos no CEU como para discutir o intercâmbio de diversas expressões artísticas no local.
A implantação de um CEU tem como objetivo integrar em um mesmo espaço físico programas e ações culturais, esportivas e de lazer, além de formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. O modelo a ser implantado em Campo Largo é de 3.000 m² e compreende dois edifícios, dispostos em uma praça multiuso.