Sexta-feira às 29 de Novembro de 2024 às 10:40:07
Geral

Cães abandonados na Prefeitura Municipal

Cães abandonados na Prefeitura Municipal

21/06/2013

Na manhã do dia 19, cinco filhotes de cães foram abandonados no Centro Administrativo da Prefeitura de Campo Largo. De acordo com o setor de Zoonose da Vigilância em Saúde do município, os animais, que foram deixados em uma caixa de papelão, têm aproximadamente três semanas, já que os dentes estão começando a nascer.

A Vigilância alerta que o abandono é considerado crime pela Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, de 1998. A comprovação do crime pode acarretar em detenção e multa. É responsabilidade do dono cuidar tanto do seu animal de estimação quanto dos filhotes gerados.

Segundo informações da Vigilância em saúde, os cães abandonados foram alimentados com ração e leite. Sensibilizados, os próprios funcionários da Prefeitura adotaram os filhotes.

O que fazer com os filhotes do meu animal de estimação?

A responsabilidade sobre o animal é completamente do dono, que tem o dever de cuidar e não abandonar. O ideal é que, se não há condições de cuidar de filhotes, seja feita a castração. Pagando a partir de R$2 a mais na conta de luz, direcionados pela Companhia Campolarguense de Energia (Cocel) à Sociedade Protetora dos Animais (SPA) em Campo Largo, é possível ter redução de até mais de 50% nos custos de castração, consultas e vacinas.

Para ser um membro do “Clube do Melhor Amigo” é só entrar em contato com a Cocel ou com a SPA e confirmar o interesse em doar o valor todo mês. A doação mínima é de R$ 2, mas, quem desejar, pode doar mais. A Sociedade esclarece que a castração é uma demonstração de amor e de posse responsável.

Em último caso, o dono pode oferecer os animais que não pode cuidar para doação. Em Campo Largo, a SPA promove uma feira todos os sábados, às 11h, na Praça Getúlio Vargas. Basta levar o bichinho e fazer um cadastro na hora. Caso não seja doado no dia, o dono leva o bichinho para casa e pode tentar outra vez no sábado seguinte. O telefone de contato da SPA é 3032-5205.

E quando o animal morre, o que fazer? A Secretaria Municipal de Meio Ambiente alerta que não se deve jogar o animal morto no lixo comum. O procedimento correto é ligar imediatamente para a Secretaria, pelo telefone 0800-645-0506, e agendar o recolhimento do animal.