19/06/2013
Fifa vistoria obras da Arena do Atlético
19/06/2013
Fonte:AEN-PR
Foto:Lucilia Guimarães
O consultor de Estádios da Fifa, Charles Botta, visitou nesta segunda-feira (17), em Curitiba, as obras do estádio Joaquim Américo, a Arena do Clube Atlético Paranaense. Botta estava acompanhado dos consultores especiais de Estádios do Comitê Organizador Local (COL), Carlos de La Corte e Fábio Carvalho, além do gerente de projetos da Arena Consultoria, Projeto e Viabilidade, João Pedro Caetano.
Participaram da reunião os secretários da Copa, Mario Celso Cunha (estadual), e Reginaldo Cordeiro (municipal), juntamente com o assessor da secretaria municipal do Urbanismo Reginaldo Mendes Junior, além dos assessores da secopa estadual Wanderley D’Ambrosio e Marco Antonio Abdanur, e assessores da secopa municipal Susana Lins Costa e Rafael Mueller.
Na reunião foram tratados temas como cronograma da obra, equipamentos temporários e trabalhos do entorno do estádio. “Estamos trabalhando para entregar a obra concluída em dezembro deste ano. Já finalizamos 100% do setor de alvenaria e agora estamos trabalhando em áreas de TI, elétrica e sanitária”, disse Carlos Arcos.
Outro assunto da reunião foi a cobertura, quando Arcos revelou que hoje já existe 78% da estrutura metálica pronta, na empresa Brafer Construções Metálicas, das quais 10% já estão no estádio e 3% já colocadas nas estruturas definitivas. São 3.300 toneladas já fabricadas, das 4.500 previstas. “Vamos entregar a cobertura completa até o dia 14 de novembro, podendo ser antecipada em 30 dias”, informou.
O consultor Charles Botta visitou o canteiro de obras e assistiu a uma apresentação da evolução das obras.
Segundo a CAP S/A, a previsão mês a mês aponta para 55,1% em junho, 62,9% em julho, 76,6% para agosto, 80,8% para setembro, 90% para outubro, 96,7% para novembro e 100% para dezembro de 2013.
“É impressionante o ritmo de trabalho das obras, com uma evolução positiva. Centenas de trabalhadores estão atuando com muita disposição e todos dentro das normas de segurança do trabalho”, disse o secretário Mario Celso Cunha. “A visita dos membros do COL/FIFA serve para motivar o grupo de trabalho e ajustar alguns detalhes do cronograma”, afirmou.