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Trecho ficará sob responsabilidade do Município

14/06/2013

Como aconteceu em Curitiba com o trecho desativado da BR-116, onde foi construída a Linha Verde, a pista da BR-277 entre o Itaqui e a Rondinha, será entregue pelo DER para a administração da Prefeitu

Trecho ficará sob responsabilidade do Município

14/06/2013

Como aconteceu em Curitiba com o trecho desativado da BR-116, onde foi construída a Linha Verde, a pista da BR-277 entre o Itaqui e a Rondinha (atual pista Sul), em Campo Largo, a ser substituída pela pista nova, será entregue pelo Departamento de Estradas de Rodagem – DER para a administração da Prefeitura Municipal. O trecho novo, inicialmente, não terá postos de combustíveis, hotéis, restaurantes e outros serviços. Pelo menos não há nenhum pedido, no DER, RodoNorte nem na Prefeitura de Campo Largo para instalação de empresas do gênero, na região.

A RodoNorte informou que os acessos à nova pista e às indústrias e comunidades serão todos realizados pelos viadutos ou trincheiras. Com relação à eventuais restrições de tráfego no trecho atual, a concessionária deverá realizar a operação do novo trecho oferecendo a oportunidade para que a atual pista expressa receba um novo planejamento, utilizando todo o seu potencial de integração viária da cidade, em prol do comércio, serviços e turismo. Ou seja, o trecho atual, mesmo com o funcionamento do novo traçado, ainda receberá parte do fluxo pesado de caminhões e ônibus que demandem serviço na cidade (postos de combustíveis, restaurantes, hotéis, oficinas).

A obra

A duplicação da BR 277 em Campo Largo, também conhecida como Contorno de Campo Largo, terá 11 quilômetros totalmente novos, modificando o traçado da BR 277. Atualmente a rodovia corta a cidade ao meio (apenas a pista Sul, sentido Interior/Curitiba), gerando diversos conflitos entre o tráfego urbano e o rodoviário.

A BR-277 é duplicada, mas apenas a pista Norte (Curitiba/Interior) passa por fora da cidade, com menor interferência do fluxo urbano. Já a pista Sul (Interior/Curitiba) passa pelo meio da cidade (a distância é de aproximadamente 2 Km entre as duas). Esta realidade exige que sejam mantidos na pista Sul diversos redutores de velocidade (lombadas, semáforos, radares), para reduzir o risco de acidentes para motoristas de longa distância, moradores e motoristas de Campo Largo que usam a rodovia como uma avenida da cidade. Há diversos cruzamentos em nível na região, que geram acidentes e congestionamentos, atrasando a viagem e gerando transtornos aos moradores.

A duplicação que está sendo construída era uma reivindicação da cidade há mais de 20 anos. Com a duplicação, o tráfego de longa distância entre o interior e a Capital será desviado para fora da cidade, eliminando o conflito entre tráfego urbano e rodoviário. A atual pista Sul será devolvida ao DER (Poder Concedente), que o repassará à Administração Municipal.

A partir da inauguração do novo trecho, prevista para o segundo semestre de 2013, o tráfego da BR 277 será feito de maneira isolada do tráfego do município, apenas com transposições em desnível, tornando a passagem pela cidade mais rápida e segura. Segundo a RodoNorte, a duplicação, realizada com recursos da ordem de R$ 70 milhões, vai resultar na redução da emissão de 657 toneladas de Monóxido de Carbono, todos os anos.

A obra contempla a construção de um viaduto (já entregue), duas trincheiras, uma ponte, novas alças em dois viadutos e duas rotatórias.

Segundo a concessionária, o trecho de duplicação está próximo de ser finalizado, o que deve ocorrer ao final do mês de julho – inclusive com o asfaltamento. Também neste prazo deverão estar finalizadas as obras de arte especiais do trecho (uma ponte, uma trincheira e a modernização de dois viadutos). O viaduto previsto para este segmento (cruzamento da Caetano Munhoz da Rocha), já está pronto e sendo utilizado pelos moradores na ligação.

No segundo segmento, que liga a atual pista Sul e a futura pista Sul (paralelo à rodovia PR 423), uma trincheira será finalizada em aproximadamente dois meses. O restante deste segmento tem a sua conclusão prevista para o segundo semestre, finalizando a obra como um todo e, assim, possibilitando a efetivação do Contorno de Campo Largo e sua liberação ao tráfego.

A Prefeitura de Campo Largo ainda não tem pronto o projeto para utilização da pista que ficará sob a responsabilidade do Município. Várias secretarias municipais estão trabalhando parra que seja aproveitado todo o potencial que a nova avenida vai oferecer. A cidade deverá aproveitar a mobilidade urbana, transformando a pista em uma avenida integradora do município, que já foi denominada “Avenida da Porcelana”.

Rica em opções turísticas com grande potencial, a região deverá agregar valor também ao turismo comercial. Campo Largo é a maior produtora de porcelana do Brasil, com várias indústrias especializadas no segmento e lojas que funcionam nesse trecho da rodovia.

Os empresários que desejam investir na construção de hotéis, restaurantes, bares, lanchonetes borracharias e oficinas, ao longo do novo trecho rodoviário, deverão já encaminhar o projeto ao DER e à RodoNorte. Só após a aprovação da concessionária e do órgão governamental, poderá ser pedido o Alvará à Prefeitura Municipal.