Sexta-feira às 29 de Novembro de 2024 às 11:37:26
Geral

Sagrada Família é destaque em Olimpíada

14/06/2013

O Colégio Estadual Sagrada Família recebeu destaque a nível estadual e nacional devido aos resultados obtidos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2012.

Sagrada Família é destaque em Olimpíada

14/06/2013

O Colégio Estadual Sagrada Família recebeu destaque a nível estadual e nacional devido aos resultados obtidos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2012. Foram duas medalhas, uma de ouro e uma de prata e 25 menções honrosas.

Isabela Bonato Pereira, aluna do 9ª ano, ganhou a medalha de ouro pelo segundo ano consecutivo. A entrega será no Rio de Janeiro na próxima quarta-feira (19). No primeiro ano em que ganhou, já passou a participar do programa de iniciação científica júnior, promovido pelo Estado do Paraná, e de um Fórum online. Se conquistar a terceira medalha de ouro, Isabela tem grandes chances de conseguir uma vaga em universidades conceituadas de fora do país, como Harvard. “Vejo essa conquista importante não só por ganhar a medalha, mas por ser uma oportunidade para o futuro”, declara ea, que tem vontade de ir para a Universidade de Cambridge.

“Meus pais me incentivam a estudar, mas não me cobram. Isso ajuda bastante”, conta Isabela, que diz adorar estudar. Ela conta que consegue assimilar bem o conteúdo durante as aulas e diariamente estuda em casa. O interessante desta Olimpíada, segundo Isabela, é que a 2ª fase é dissertativa, então é preciso explicar o raciocínio para se chegar ao resultado e mesmo se houver um erro no final eles consideram parte da questão devido ao raciocínio estar certo. “Gosto de problemas difíceis, mesmo que eu não consiga resolver é importante para meu desenvolvimento”, diz.

A Irmã destaca o empenho de todos os professores e também a um estagiário que deu apoio aos alunos na segunda fase, estimulando o raciocínio lógico. Os cerca de 1890 alunos participaram e que 70 receberam as melhores notas e passaram para a segunda fase, da qual 25 alunos se destacaram pelos bons resultados e por isso receberam menção honrosa. A professora Taíse Daniela Gonçalves ganhou uma placa de homenagem e uma assinatura de revista de matemática, devido ao resultado obtido com seus alunos, dos quais vários ganharam menção honrosa. A medalha de prata foi conquistada por Camila Bianco Berto, da 1ª série do Ensino Médio, e ela participou da cerimônia regional de entrega das medalhas de prata e bronze, na qual foram premiados 247 estudantes da rede estadual e outros 47 da rede municipal.

O objetivo da Olimpíada, segundo a Irmã Lúcia, é descobrir jovens talentos na área de Exatas e oferecer possibilidades de desenvolvimento. O Paraná conseguiu o 5º lugar no número de medalhas na Olimpíada - 35 medalhas de ouro, 69 de prata e 191 de bronze, além de 2.928 menções honrosas.