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A Psicanálise e a Psicopedagogia: uma valiosa relação 13/06/2013

A Psicanálise e a Psicopedagogia: uma valiosa relação 13/06/2013

13/06/2013

Muitas são as buscas e estudos em relação ao ser humano e, principalmente, em relação à criança. Unindo-os é possível adquirir peças de um quebra cabeças que nunca está completo. Quando unimos esses estudos à educação, a complexidade se torna ainda maior e o trabalho mais peculiar.

Foi em busca de mais peças para completar nosso quebra cabeças que buscamos a teoria psicanalítica tendo em vista que ela auxilia o entendimento do ser e de seus relacionamentos, e, portanto, de seu mundo, o que se mostra fundamental para o trabalho do profissional psicopedagogo.  
Quando se investiga um ser humano, suas dificuldades e vitórias em termos cognitivos, há que se levar em consideração inúmeros fatores que norteiam sua vida e que influenciam fortemente em sua performance escolar e de aprendizado.

Neste sentido, busca-se a Psicanálise para embasar nosso trabalho, por ser um referencial teórico fundamental sobre a mente humana. Acredita-se que o estudo da Psicanálise é uma forma de lidar com a personalidade inigualável, pois possibilita conhecer o ser humano, o modo como este se conhece, seu objeto de desejo, seus impulsos e seus valores. Enfim, permite conhecer a estrutura do mundo mental e sua organização.

A Psicanálise constituiu-se, por isso, em um modo novo de abordar as condições psíquicas, influenciando e auxiliando no tratamento clínico do psicopedagogo. O que a Psicanálise pode nos oferecer é a possibilidade de viver o sofrimento psíquico com o outro, para poder, gradativamente, se apropriar dos meios de suportá-lo e de transformar a si mesmo.

Neste sentido, constatou-se que as principais contribuições da Psicanálise à Psicopedagogia abrangem fundamentalmente o funcionamento e a dinâmica da estrutura da personalidade, o modo como cada indivíduo lida com seus impulsos e desejos, a maneira que cada aprendiz lida com a percepção de si, o modo como a criança, o adolescente ou o adulto lidam com seus objetos internos, o modo como cada pessoa valoriza ou não seus objetos internos e a maneira como valoriza e aproveita seus valores adquiridos de seus pais, professores, amigos, etc.

Assim sendo, a Psicanálise não pode fazer o papel da Educação e não pode ser considerada salvação para todos os problemas educacionais, mas sim, auxiliar no maior conhecimento do funcionamento psíquico e inconsciente dos sujeitos envolvidos nesse processo.

"O trabalho da Educação é algo sui generis: não deve ser confundido com a influência psicanalítica e não pode ser substituído por ela"
(Freud, 1976 p.342)