Sexta-feira às 29 de Novembro de 2024 às 10:29:43
Geral

Educação

12/06/2013

Paranaenses conquistam 35 medalhas de ouro nas Olimpíadas de Matemática

Educação

12/06/2013

Fonte:AEN-PR

Foto:Jose Fernando Ogura

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, participou nesta terça-feira (11) da cerimônia regional de entrega das medalhas de prata e bronze da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2012. O evento aconteceu em Curitiba e premiou 247 estudantes da rede estadual e outros 47 da rede municipal. As medalhas de ouro serão entregues no Rio de Janeiro, no próximo dia 19.

Segundo Arns, além da valorização da Matemática, a olimpíada contribui para melhorar a qualidade do ensino básico que estimula as práticas de ensino das ciências exatas. “A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma grande oportunidade que as escolas têm, junto com seus alunos, para participarem de um evento que serve para indicar perspectivas interessantes para o futuro”, ressaltou.

O objetivo principal da Olimpíada é estimular o estudo da Matemática e despertar o interesse de professores e estudantes. “A matemática é fundamental para o desenvolvimento do país. No início, a Obmep buscava descobrir novos talentos na área”, explicou o coordenador estadual, Yuan Jin Yun. Ele ainda lembrou que o evento de premiação serve de motivação para outros alunos se dedicarem aos estudos.

Para João Marcelo Schlickman, que estudou o ano passado no ensino fundamental da Escola Estadual Cândido Portinari, em Ampere, a Olimpíada é um estímulo aos estudos. “Eu me esforcei bastante para essa Olimpíada, fiquei contente com a medalha de bronze, mas sei que com meu esforço eu posso fazer ainda melhor”, disse.

A Escola Cândido Portinari já teve seis medalhistas da Obmep. “A premiação é uma decorrência do trabalho já realizado na escola, mas fazemos um trabalho individual com os alunos que passam da primeira para a segunda fase”, comentou a professora de Matemática da escola, Bernadete Oldra. Ela ainda é mãe de um dos alunos premiados.

Aliás, o apoio da família também ajuda nos resultados da Obmep. “É importante que a família esteja presente no acompanhamento no estudo em casa do seu filho, para ele entenda que a família valoriza a educação”, contou orgulhosa Mariléia Santini, mãe do Murilo, que estuda no primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual de Dois Vizinhos, em Dois Vizinhos, premiado com a medalha de bronze.

PARTICIPAÇÃO - O Paraná teve uma expressiva participação na 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, conseguindo o 5º lugar no número de medalhas. Os alunos paranaenses conquistaram ao todo 35 medalhas de ouro, 69 de prata e 191 de bronze, além de 2.928 menções honrosas que já foram entregues pelos Núcleos Regionais de Educação para as escolas.

PREMIAÇÕES - No evento ainda foram premiados as secretarias Municipais de Educação de Curitiba, de Cândido de Abreu e de Apucarana pelos resultados obtidos na Obmep. Também receberam premiações o Colégio Estadual Wilson Joffre, em Cascavel; Colégio Estadual Costa e Silva, em Itaipulândia; Escola Estadual Laranjeiras do Sul, em Laranjeiras do Sul; Colégio Estadual Sagrada Família, em Campo Largo; Colégio Estadual Gastão Vidigal, em Maringá; Escola Estadual Medalha Milagrosa, em Ponta Grossa; e Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba.