07/06/2013
Com objetivo de discutir política baseada em valores cristãos, foi realizada na sede paroquial da Igreja Nossa Senhora da Piedade, a primeira reunião que criou o Conselho de Fé e Política de Campo Largo. O assunto foi apresentado pelo cônego Ivanir Leonardi.
Participaram cerca de 45 pessoas, incluindo padres e diáconos de todas as Igrejas do município. Segundo o cônego Ivanir, a criação deste Conselho é um pedido da Igreja, registrado em documentos, “e o envolvimento com a política é apenas para os padres motivarem os cristão leigos para uma dimensão social e política zelando pelos valores cristãos”.
A política correta visa o bem comum, de todos, e não apenas de alguns. “Não devemos fazer politicagem, que isso é errado, mas a política faz parte da vida, até a mãe em casa tem atos políticos”, comenta o cônego, citando que não se trata de apoio a nenhum partido político.
A política, se bem feita, é algo bom, pela construção do bem comum da sociedade. “Esta ação é consequência do compromisso socialmente justo, fraterno e solidário”, afirma o cônego Ivanir. Segundo ele, todos sabem que existe corrupção, mas que é uma parcela dos políticos e existem aqueles que são sérios.
Um dos objetivos é aumentar o grupo de pessoas que fazem política e não politicagem. Durante as reuniões também será discutida a importância do voto, de escolher os melhores candidatos, os mais coerentes com o bem comum. O cônego ainda cita que são errados tanto os políticos que querem comprar votos, como as pessoas que aceitam vender, por isso é preciso incentivar o voto consciente.
Este não é um grupo fechado e está aberto para quem quiser participar. O próximo encontro será realizado no final de agosto, com data ainda a ser definida. Inicialmente as reuniões serão bimestrais, sempre com temas importantes. Possivelmente seja criada uma equipe de coordenação para o Conselho.