Sexta-feira às 29 de Novembro de 2024 às 12:43:44
Geral

Planejamento Estratégico Pessoal: uma importante ferramenta 06/06/2013

Planejamento Estratégico Pessoal: uma importante ferramenta 06/06/2013

06/06/2013

Ainda que jamais tenhamos colocado no papel, sempre definimos metas para nossas vidas. Perder peso, parar de fumar, guardar dinheiro, estudar uma língua, fazer um curso de graduação (seja o primeiro ou não!), melhorar seus rendimentos, trocar de emprego (ou conseguir um primeiro emprego), abrir seu próprio negócio e etc... Mesmo que essas intenções sejam aparentemente simples, não deixam de serem consideradas como metas!

Mas o fato é que a maioria das pessoas ignora esse fato e vive de esperança e sonhos. “Seria muito melhor se eu fosse dono do meu próprio negócio”, “se eu falasse inglês teria mais oportunidades na vida”, “quando eu emagrecer serei mais feliz”, “assim que parar de fumar terei mais saúde”, “serei mais maduro quando conseguir meu primeiro emprego”. Frases como essas descrevem pessoas sonhadoras, mas será estão estabelecendo estratégias para conseguirem seus objetivos?
O que é perceptível é que muitos vivem de esperança e observando a nossa volta percebemos que esperança não tem levado muita gente a conquistar grandes coisas na vida. Pessoas bem sucedidas geralmente não são por sorte ou conseguiram o que desejavam como em um passe de mágica. Então, essa visão de meritocracia deve estar muito bem clara para todos nós e, principalmente, para os jovens que iniciam suas carreiras. Ou seja, não há vitórias sem estratégias, organização, ação e disciplina. Neste sentido, traçar um Planejamento Estratégico Pessoal é de grande importância para o sucesso em nossas vidas.

A boa notícia é que definição de metas e planejamento não são dons, são coisas que você aprende.Uma vez que você aprenda como definir metas e planejar, você poderá aplicar esse conhecimento em qualquer área de sua vida! Para auxiliar nessa jornada o Espaço Mediação oferece o serviço de orientação para planejamento estratégico pessoal e vem auxiliando jovens e adolescentes a traçarem e atingirem suas metas profissionais e pessoais.

Aprender a planejar não é um conhecimento que requer prática, tampouco talento. Não podemos comparar o planejamento com habilidades naturais como autoconfiança ou carisma. Esse é um conhecimento que está à disposição de todos e pronto para ser aplicado e gerar efeitos positivos na vida daqueles que o levarem a sério.