03/06/2013
O momento que mais tira o sono dos universitários, depois do vestibular é claro, é o de escrever a Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso. Isso acontece porque esse período exige que o pesquisador não se desvie de seu percurso e tenha noções da escrita adequada e da coerência do discurso, que lhe possibilite o devido aproveitamento de seu tema. Essas demandas fazem com que essa etapa seja dolorosa para alguns estudantes, mas principalmente para aqueles cuja formação escolar foi insuficiente.
A falta de domínio da Língua Portuguesa é o primeiro impecílio que bate à porta do acadêmico mal preparado. Ainda que esse aluno tenha realizado vários trabalhos de graduação interdisciplinares, não estará preparado para produzir uma pesquisa sozinho, tendo em vista que inúmeras dessas atividades realizadas ao longo do curso ocorrem em grupos.
A criatividade, dedicação e pesquisa também levam o discente à preocupação, e para finalizar o leque de barreiras que distanciam o alunado universitário do sonho da conclusão do trabalho de pesquisa, há ainda uma grande exigência para elaboração de qualquer trabalho acadêmico. Estamos tratando de uma estrutura adequada ao seu desenvolvimento. No Brasil a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT é a organização que se incube de normatizar os procedimentos relativos à elaboração de trabalhos acadêmicos, técnicos e científicos, produzidos pelas instituições de ensino e pesquisa.
Neste sentido, trabalhos acadêmicos são aqueles desenvolvidos dentro da universidade, sobre um tema específico relacionado a uma disciplina, conteúdo, curso ou vários cursos, sob a coordenação de um professor. Os trabalhos acadêmicos podem ser classificados como: TGI (trabalho de graduação interdisciplinar), TCC (trabalho de conclusão de curso), Dissertação (mestrado), Tese (doutorado) e trabalho de conclusão de curso de especialização e/ ou aperfeiçoamento (PORTELA, 2005 p. 10; ABNT- NBR 14724, 2005).·.
Diante de tantas peculiaridades, muito pensam em resolver o problema da forma mais fácil. E hoje, com a internet, a facilidade em conseguir um trabalho pronto é demasiadamente grande tendo em vista que os sites que os ofertam estão nas primeiras páginas do Google. Mas a aventura da vida acadêmica deve ser maravilhosa e positiva a ponto de mudar completamente a vida de uma pessoa. Conseguir o sucesso acadêmico é tão trabalhoso quanto enriquecedor, e algumas posturas podem facilitar o caminho, o tornando mais prazeroso e menos desgastante.
Foi pensando nessas e demais dificuldades e possibilidades, que o Espaço de Estratégias de Aprendizagem (www.psicopedagogiacuritiba.com.br) começou a ofertar o serviço de Orientação para Trabalhos Acadêmicos, no qual se pretende auxiliar estudantes desde suas dificuldades com a Língua Portuguesa
até o de estruturação de seu trabalho dentro das normas da ABNT, perpassando obviamente pela metodologia científica. A missão desse serviço é realizar um trabalho objetivo, porém sempre levando o orientando a refletir sobre suas escolhas e dificuldades através de um trabalho psicopedagógico. A realização do Mestrado em Educação, pelas Psicopedagogas* do espaço, garante que esse trabalho seja realizado com excelência e qualidade. * Michelle Klaumann Pedrozo é Pedagoga e Mestre em Educação (estudos na área da Cognição e Aprendizagem) pela Universidade Federal do Paraná e Psicopedagoga. Possui experiência em Educação Corporativa desenvolvendo Planos Educativos, Educação à Distância e Gestão do Conhecimento. Atua como docente no Ensino Superior e é colunista da Folha de Campo Largo.
Danielle Gross de Freitas é Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em Gestão de Pessoas e Psicopedagoga. Possui experiências pedagógicas no Ensino Fundamental, Médio e Superior, atuando como Professora, Pedagoga Escolar e Docente do Ensino Superior.