03/06/2013
Furacão completa 50 jogos longe da Arena com 74% de aproveitamento
03/06/2013
Fonte:G1.com
Foto:Petra Mafalda/Agência Estado
Os jogadores do Atlético-PR e os próprios adversários apontavam o "fator Arena" como um diferencial quando o jogo era disputado na casa rubro-negra. Com a arquibancada muito perto do campo, a torcida exercia forte pressão. O estádio, porém, está em obras para receber quatro jogos da Copa do Mundo de 2014. E o Furacão, com isso, tem uma vida itinerante. Os rubro-negros já atuaram em seis estádios como mandantes desde o começo de 2012: Germano Krüger (Ponta Grossa), Gigante do Itiberê, Ecoestádio Janguito Malucelli, Vila Capanema, Vila Olímpica do Boqueirão e, por último, a Arena Joinville.
Apesar disso, o Atlético-PR - que completou 50 jogos longe da Arena da Baixada nos 2 a 2 com o Flamengo, no sábado - tem um aproveitamento de 74% quando é o mandante. Foram 32 vitórias, 15 empates e apenas três derrotas. O número é superior até a 2011, o último ano com a Arena. Na ocasião, o Furacão conquistou apenas 59% dos pontos que disputou. Ele venceu 17, empatou 10 e perdeu sete vezes. Com isso, ele acabou rebaixado para a Série B.
O aproveitamento do Atlético-PR cresce na Vila Capanema. Sem considerar o Germano Krüger (onde jogou só uma vez), é no estádio do Paraná Clube que o Furacão tem os melhores números. Em 13 jogos, ele está invicto: são 10 vitórias e três empates. A Vila será a casa do Furacão depois da parada para a Copa das Confederações.
O Atlético-PR também tem bons números no Janguito. Na casa do JMalucelli, o clube tem 78%, com 16 vitórias, seis empates e uma derrota em 23 jogos. Entre as seis "casas", a que registra pior desempenho é a de Paranaguá: 55%, com quatro vitórias, três empates e duas derrotas.
O Furacão volta a jogar como mandante apenas depois da Copa das Confederações. Ele recebe o Grêmio no dia 7 de julho, na Vila Capanema. Antes, disputa duas partidas longe de casa. Primeiro, joga contra a Ponte Preta, às 21h (horário de Brasília) de quarta-feira, no Estádio Moisés Lucarelli. Depois, contra o Vitória, na Joia da Princesa, às 18h30m do domingo seguinte.
Ecoestádio Janguito Malucelli: 23 jogos: 16 vitórias, 6 empates e 1 derrota
Vila Capanema: 13 jogos, 10 vitórias, 3 empates e 0 derrota
Estádio Gigante do Itiberê: 9 jogos, 4 vitórias, 3 empates e 2 derrotas
Vila Olímpica: 3 jogos, 1 vitória, 2 empates e 0 derrota
Estádio Germano Krüger: 1 jogo, 1 vitória, 0 empate e 0 derrota
Arena Joinville: 1 jogo, 0 vitória, 1 empate e 0 derrota