30/05/2013
Governo do PR prorroga prazo para comprovar vacinação contra a aftosa
30/05/2013
Fonte:G1.com
Foto:Divulgação/Prefeitura de Toledo
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) prorrogou, nesta quarta-feira (29), o prazo para os pecuaristas do estado comprovarem a vacinação do gado contra a febre aftosa. A confirmação deve ser feita presencialmente, nas unidades da Adapar, ou pelo site do órgão até o dia 4 de junho.
No dia 1º de maio, foi iniciada a campanha de vacinação do gado bovino e bubalino contra a febre aftosa. Embora o prazo para a confirmação tenha sido prorrogado, os animais devem receber a vacina, no máximo, até sexta-feira (31).
Ao todo, o Paraná possui 4,5 milhões de cabeças de gado dentro da idade que deve ser atingida pela campanha. A previsão do governo estadual é imunizar 100% do rebanho nesse período.
Conforme levantamento da Adapar, até esta quarta-feira, 70% do gado já havia recebido a vacina. Quem não imunizar os animais está sujeito a multa de R$ 108 por cabeça de gado irregular.
Em novembro, todo o rebanho paranaense deverá ser imunizado contra a febre aftosa. Ao todo, serão 9,5 milhões de cabeças de gado. O número compreende os 4,5 milhões de animais vacinados nesta primeira etapa e o restante dos animais, que necessitam apenas de uma dose da vacina.
Livre de aftosa
Segundo o governo estadual, o objetivo das campanhas de vacinação contra a febre aftosa é erradicar a doença dos pastos paranaenses. A meta é que em três ou quatro anos o Paraná receba a certificação de área livre da aftosa sem vacinação. Ainda conforme o governo, há 16 meses não é registrado nenhum caso da doença no rebanho paranaense.