Sexta-feira às 29 de Novembro de 2024 às 02:44:23
Geral

Em protesto contra carga tributária, refeições e combustível sem imposto

Em protesto contra carga tributária, refeições e combustível sem imposto

24/05/2013

Desde o dia 1º de janeiro até este sábado (25), tudo o que os brasileiros receberam em salários serviu apenas para pagar impostos. Para protestar contra o peso dos impostos no bolso do cidadão, uma série de manifestações vão ocorrer esta semana em várias cidades do país, principalmente as capitais. Em Campo Largo nenhuma empresa anunciou a aderência ao protesto, mas ainda é possível participar.

Organizado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), os eventos servem para lembrar o Dia de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos, no dia 25 de maio.
Segundo os organizadores, o objetivo é alertar sobre a alta carga tributária e mostrar os efeitos dos impostos no preço final dos produtos. Os organizadores também pedem “a correta e efetiva aplicação dos impostos em benefícios da população”.

Participam também do movimento a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Movimento Brasil Eficiente.

Estão previstas promoções em várias regiões do país, com preços nos cardápios de bares e restaurantes sem cobrança de impostos, cujo percentual de tributos chega a 32% ao final da conta, conforme dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. No caso dos combustíveis, o Conaje destaca que o percentual é ainda maior, equivalente a 53%.

O dia 25 de maio foi escolhido porque, segundo os cálculos do movimento, marca o número de dias no ano que os brasileiros somente trabalham para pagar os tributos e impostos. Os manifestantes também estão colhendo assinaturas de apoio à proposta para redução e simplificação dos impostos e criação de um Conselho de Gestão Fiscal para ajustar o sistema fiscal brasileiro, que será encaminhada ao Congresso Nacional.