Sexta-feira às 29 de Novembro de 2024 às 02:46:06
Geral

Segunda etapa dos Jogos Escolares começa em 17 cidades do Paraná

Segunda etapa dos Jogos Escolares começa em 17 cidades do Paraná

21/05/2013

Fonte:AEN-PR

A segunda etapa dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) na fase regional começa hoje em 17 cidades do Estado. A competição, considerada umas das maiores da América Latina no meio estudantil, reúne alunos de instituições públicas e privadas e serve como porta de entrada para o início do esporte de rendimento para muitos novos atletas.

No ano passado cerca de 45 mil estudantes disputaram diversas modalidades. A expectativa é que o número de participantes chegue a 50 mil em 2013. Na primeira fase regional dos jogos, iniciada em 26 de abril, o aumento de participantes foi percebido em algumas regiões como Pato Branco, Francisco Beltrão, Paranavaí, e Ivaiporã.

“É o primeiro estágio na formação esportiva do atleta, mas muito mais do que isso, os Jogos Escolares representam a confraternização, a solidariedade e o companheirismo entre os alunos. Além da prática esportiva, a viagem, o alojamento, as regras, tudo isso ajuda na formação de um cidadão”, disse do secretário de Estado do Esporte, Evandro Roman.

NOVA ETAPA - Esta segunda etapa das regionais, realizada de 20 a 26 de maio, acontece em 17 municípios em todas as regiões do Estado: Arapongas, Assis Chateaubriand, Colombo, Francisco Alves, General Carneiro, Itaipulândia, Mamborê, Nova Esperança, Nova Prata do Iguaçu, Nova Tebas, Palmas, Paranaguá, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Negro, Siqueira Campos e Telêmaco Borba.

São disputadas as modalidades de futsal, voleibol, basquetebol , handebol, xadrez, tênis de mesa e atletismo. Na fase final, que neste ano vai acontecer nos meses de julho e agosto, serão mais de quinze modalidades em disputa.

Desde o ano passado, a fase final dos Jogos Escolares do Paraná acontece nos moldes dos Jogos Escolares da Juventude (antiga Olimpíadas Escolares), que congrega num primeiro momento os alunos de 12 a 14 anos (divisão B) e, depois, em outra data, os alunos de 15 a 17 anos (divisão A). No atletismo e futsal, também participam alunos com deficiências.

Segundo a coordenadora estadual dos Jogos, Márcia Tomadon, a participação em massa das escolas mostra como a comunidade esportiva se interessa pelo evento. “Estamos muito satisfeitos com o comprometimento das pessoas que trabalham pelos jogos. Os professores, a Secretaria da Educação, Secretaria do Esporte, Núcleos Regionais de Ensino e os próprios alunos. Houve um esforço muito grande para que houvesse a competição e estamos felizes que esteja acontecendo com números superiores aos do ano passado em algumas regionais”, disse Márcia.

NA PRÁTICA – Primeiro, é disputada a fase regional em que as equipes campeãs das modalidades coletivas e os primeiro e segundo colocados das individuais avançam para a fase macrorregional, que neste ano acontecerá entre 5 e 9 de junho. Após as macrorregionais, os campeões e vice-campeões avançam para disputar a fase final. Em 2013 a disputa da fase final para alunos de 12 a 14 anos será em Guarapuava. Já a decisão para os alunos de 15 a 17 anos acontecerá em Foz do Iguaçu.