Sexta-feira às 29 de Novembro de 2024 às 02:46:34
Geral

Niivo IIVA4

18/05/2013

Review do Niivo IIVA4: com bom preço, celular quadrichip estreia no Brasil

Niivo IIVA4

18/05/2013

Fonte:Techtudo.com.br

Foto:Stella Dauer

O telefone IIVA4, da estreante Niivo, pode se encaixar em um perfil ainda muito presente no Brasil: o de pessoas que não querem gastar dinheiro comprando um smartphone. Com um valor muito barato (menos de R$200), este aparelho tem a vantagem de possuir assistência técnica e garantia no Brasil, além de ser homologado pela Anatel, garantindo sua segurança. Saiba mais sobre seu desempenho e funcionalidades:

Design e tela

O formato do IIVA4 se parece com o de uma saboneteira, mas seus 10 botões de navegação e o teclado QWERT logo fazem lembrar que se trata mesmo de um telefone. Feito todo em plástico brilhante, tem variações em preto e colorido (com rosa ou cinza) ou todo na cor branca. O modelo disponibilizado para testes é o preto e rosa, que também veio com uma capinha rosa.

A leveza poderia até ser um contra, mas é muito confortável andar com um aparelho de apenas 58 gramas. O telefone não é muito fino, mas todos os seus cantos são arredondados e sem arestas, fazendo com que seu encaixe seja natural nas mãos. A traseira acomoda a câmera, saída de som e o logotipo da empresa. Abaixo ficam o microfone, a conexão de áudio e a entrada microUSB, para o carregador e conexão com o PC.

Na frente, uma dezena de botões de navegação, o teclado QWERTY, a saída de som e a tela, que é bem pequena: tem apenas 1,8 polegadas e definição de 160 x 128 pixels. Considerando seu preço, não chega a ser um aspecto ruim.

Ruim mesmo é o seu conjunto de botões. Fora o teclado QWERTY, são nove teclas, sem contar o pad de navegação. Apesar de personalizáveis, seus símbolos são bem confusos, além de serem bem pequenos, incorrendo em erros frequentemente. É difícil lembrar, por exemplo, onde se atende uma chamada, já que só há o botão vermelho para desligar a ligação.

O teclado QWERTY é iluminado e possui teclas chanfradas, como que divididas ao meio, facilitando a digitação. São 35 teclas no total, que apesar de estreitas, são fáceis de se acostumar para começar a escrever rápido. Além de letras, trazem símbolos e atalhos para o modo silencioso, destravamento de tela e alguns outros recursos.

Por ser pequeno, é possível que pessoas com mãos maiores se sintam mais desajeitadas. Mas seu tamanho também é bom, principalmente para quem quer digitar rapidamente, segurando-o com as duas mãos. As letras são claras e os ícones ajudam a identificar aplicativos, ajustes e outras funções.

Não há informações a respeito do hardware desse aparelho, como é normal em celulares mais simples. Entretanto, sabe-se que ele tem Bluetooth 2.1, conexão à internet via EDGE (sem 3G) e capacidade para quatro chips SIM de uma só vez. Por conta disso, naturalmente, é desbloqueado e quad-band.

Sistema e recursos

A interface do sistema é simples, amigável e se parece muito com sistemas encontrados em outras marcas de telefones. Ela já está toda em português, e, fora os confusos botões de navegação, é fácil de se chegar aonde quer. Com até quatro cliques você está dentro de qualquer aplicativo.

Sendo um telefone, e não um smartphone, ele possui todo o conjunto de utilidades básicas. Há um gerenciador de arquivos, agenda telefônica para mais de mil contatos, registro de chamadas, mensagens (SMS e MMS), gerenciamento de perfil, rádio FM, navegador WAP de internet e gerenciador de Bluetooth.

Uma pasta especial abriga aplicativos mais complexos, como Facebook, dois jogos (que lembram minigames antigos, Fire Saver e The Circus), e um outro app chamado SkyBuddy, onde você acessa o Twitter, Facebook, MSN e Yahoo Messenger.

Na seção multimídia, encontramos reprodutores de música, imagem e vídeo, câmera, gravador de vídeo e gravador de voz. No organizador, está o calendário, lista de tarefas, alarme, relógio mundial e calculadora. Já nas configurações é possível acertar os 4 chips SIM, rede, telefone, configurar uma senha de segurança, entre outras funções.

Música, mídia e câmera

Uma das melhores coisas do Niivo IIVA4 é a reprodução de músicas. A qualidade de som não chega a ser perfeita, mas ele pode tranquilamente substituir um MP3 player de baixo custo, como os da Foston.

O som externo é relativamente alto, mas abafado. Já o áudio dos fones de ouvido não são grandes coisas, mas a culpa do próprio fone, que é um modelo bem simples, com microfone e botão para atender chamadas. Opte por deixá-lo na caixa e use um par de alto falantes decente para perceber uma melhora significativa.

O rádio FM funciona em segundo plano, possibilitando o uso do telefone para outras coisas sem interrupções. Ele também reproduz vídeos, mas estes não podem ser muito pesados, já que o IIVA4 somente é compatível com os formatos 3GP, AVI e MP4 de até 220 x 176 pixels. Portanto, será necessário converter muitos arquivos antes de assistir qualquer coisa nele.

A câmera, ao contrário do áudio, é bem fraca. Há um sensor de apenas 1,3 megapixels com um conjunto de lentes básico. Por isso, só serve para registros corriqueiros, que fiquem no próprio aparelho. Seja em ambiente externo ou interno, com boa ou pouca luz, as imagens têm pouca acuidade e cores fracas.

Por outro lado, há ajustes básicos como balanço de branco, ajuste de luminosidade, contraste, temporizador, fotografia contínua, cena noturna e efeitos como sépia, verde, azul, inversão de cor e escala de cinza.

Bateria e armazenamento

Por ser um celular bem simples, sua bateria aguenta bem. Em stand by, pode chegar a até 4 dias sem recarga. Em uso intenso, dura 5 horas.

No armazenamento interno, a capacidade é bem limitada: são apenas 128 MB disponíveis, o que mal dá para fotos. Os aplicativos são bem leves, assim como o sistema, mas ainda assim é pouco. Para compensar, há um slot interno para cartões microSD de até 8 GB; que não parece ser muita coisa, mas é o suficiente para várias músicas e fotos.

O que vem na caixa

Na pequena caixa do IIVA4, vem até mais do que o esperado, considerando o preço. Além do aparelho, vem bateria, manual, carregador de viagem, cabo USB, fones de ouvido comuns e uma capinha extra, na cor da borda do aparelho.