17/05/2013
Dos 667 eleitores faltosos nas últimas três eleições, apenas 62 foram ao Fórum Eleitoral de Campo Largo para regularizar o título Eleitoral. Em Balsa Nova, dos 18, apenas cinco compareceram. Com o término do prazo, 605 e 13 eleitores, respectivamente, estão agora com seus títulos cancelados.
Com o cancelamento, o eleitor fica impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição. A irregularidade também gera dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
“Apesar do aumento no número de atendimentos no Cartório neste período de regularização, pelo que os números indicam, poucos eleitores que estavam nesta situação vieram regularizar o título. Nestes cancelamentos são excluídos muitos títulos de falecidos e presos (condenados) que ainda estavam constando como regulares no Cadastro Eleitoral”, explica o chefe da 009ª Zona Eleitoral, Leandro Nogueira.
Segundo Leandro, quem teve seu título cancelado deve comparecer ao Fórum Eleitoral para regularizar, pagando o valor de R$ 3,51 por eleição. A relação dos nomes das pessoas com título cancelado está no site www.folhadecampolargo.com.br.