17/05/2013
Uma área em Campo Largo teve o licenciamento ambiental negada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitib (Comec) para instalação da empresa norueguesa Aker Solutions do Brasil, especializada na fabricação de máquinas e equipamentos para a prospecção e extração de petróleo. São José dos Pinhais também era uma opção da empresa e o Instituo Ambiental do Paraná (IAP) concedeu licença prévia para este município.
Campo Largo já possui outras grandes empresas na região, como Caterpillar do Brasil, SIG Combibloc, Gri-Cei, Fiat e Hospital Nossa Senhora do Rocio e o deputado Tadeu Veneri está questionando o IAP sobre a negação da licença. Outro questionamento é devido à concessão de licença ambiental para a área em São José dos Pinhais, sendo que esta eliminou a vegetação, nascente e lago, o que caracteriza crime ambiental, de acordo com o deputado.
Outro pedido de informações foi encaminhado à Comec para que preste esclarecimentos sobre o parecer contrário ao empreendimento em Campo Largo. O deputado também encaminhará um ofício relatando estas questões à Polícia Federal e Ministério Público Federal. A Comec informa ser contrária em virtude do terreno objeto do licenciamento estar localizada em área de manancial, mas como a área já foi aprovada para outras empresas, pede-se cópia deste estudo.