17/05/2013
A partir do segundo semestre deste ano, os professores da rede estadual de ensino do Paraná contarão com mais tempo para prepararem o material das aulas e aprimorarem o ensino passado aos alunos. Isto porque o governador Beto Richa sancionou quinta-feira (9) a lei que aumenta a hora-atividade dos professores, atendendo a uma antiga reivindicação da categoria.
Agora, das 20 horas-aula semanais os professores passarão a contar seis horas exclusivas para planejamento e pesquisa de trabalho. A hora-atividade também serve para o atendimento aos familiares e outras atividades que precisam ser feitas fora de sala de aula, mas dentro da escola.
Com a ampliação da hora-atividade, consequentemente haverá a necessidade de mais professores nas escolas. Para isto, o governo está ampliando o quadro de professores concursados da rede estadual. Em quatro anos serão cerca de 30 mil novos profissionais. Entre 2011 e 2012, foram efetivados 17.261 funcionários no quadro de servidores da Secretaria da Educação. A Secretaria lançou recentemente concurso para seleção e contratação de mais 13.771 professores e pedagogos.