Sexta-feira às 29 de Novembro de 2024 às 02:32:13
Geral

Informativo da Câmara de Balsa Nova

Informativo da Câmara de Balsa Nova

17/05/2013

A sessão do dia 13 de Maio de 2013 foi aberta pelo Presidente da Câmara Vereador Joel Bathke, às 19h. Ele lembrou dos 125 anos da abolição da escravatura e também do Dia das Mães no último domingo (12). Agradeceu a presença de diversas autoridades que estavam presentes para a discussão da legalização do aborto pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Estavam presentes o prefeito Luiz Costa, o vice-prefeito Marcos Durau, os secretários Adilson Portela de Administração, Jucélia Leal Ferreira de Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Antonio de Indústria, Comércio e Turismo; e Luane Ianik Costa de Promoção Social.

E também as autoridades eclesiásticas: os Padres Antônio Polanczyk, da Paróquia Senhor Bom Jesus de Balsa Nova; Juarez Rangel, da Paróquia Senhor Bom Jesus de Campo Largo. E os Pastores Luiz Carlos Gomes, da Igreja Batista Bíblica de Balsa Nova; Miguel Domingues Padilha, da Igreja Missionária de Recuperação Vale da Benção de Balsa Nova; e Ari Stroparo, da Comunidade Alcance de Campo Largo.

Bathke também mencionou a presença de dois ex-vereadores: Maria Helena Franco e Antônio Carlos Salmórea.

Com a presença de todos os vereadores e do assessor jurídico Thiago Seguro. O Secretário Benedito Karachinski leu a ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade.

Expediente

Aconteceu a leitura do Projeto de Lei 001/2013 do Vereador Valmir Matozo, que denomina logradouro público, o Projeto segue para o Executivo para informações;
Leitura do Ofício nº 172/2013 do Executivo Municipal, que encaminha o Projeto de Lei nº 015/2013 para o Legislativo;
Leitura do Projeto de Lei nº 015/2013 do Executivo Municipal, que trata de autorização ao Poder Executivo a firmar convênios e conceder isenções fiscais relativas a construção de unidades habitacionais vinculadas à programas habitacionais de interesse social, o Projeto foi encaminhado para a comissão competente.

Ordem do Dia

Segunda Votação do Projeto de Lei nº 011/2013, de autoria do Executivo Municipal, que garante direitos aos Conselheiros Tutelares e promove a adequação a Lei Municipal nº 218/2013, aprovado por unanimidade;

Explicações Pessoais

Sem vereadores inscritos para explicações pessoais, o Presidente Joel Bathke convidou o Padre Juarez Rangel para usar a tribuna.

O Padre utilizou a tribuna para solicitar que a Câmara de Balsa Nova envie nota de repúdio para que a legalização do aborto não seja incluída no Código de Direito Penal. Segundo o Padre Juarez, o feto de até 12 semanas já é uma vida, e não podemos ir contra isso.

“Solicitamos que esta atitude seja barrada, espero contar com ajuda dos vereadores de Balsa Nova”, afirmou Rangel.

Também usou a palavra o Pastor Ari Stroparo. Para o Pastor é ir contra a vida liberar o aborto até a 12ª semana de gestação. Para Stroparo, o aborto é uma consequência, precisamos trabalhar a causa que é o relacionamento sexual propriamente dito. “Todas as igrejas defendem a vida, precisamos ir contra o aborto”, disse o Pastor.

O Padre Antônio Polanczyk contou uma história que aconteceu na família dele, quando um médico informou que sua mãe precisaria abortar seu irmão para não morrer. “Minha mãe não aceitou, escolheu a vida e hoje ela e meu irmão vivem bem”, contou o Padre.

O Presidente da Câmara, vereador Joel Bathke, informou que será colocado em votação na próxima sessão o envio de nota de repúdio ao aborto. Também ficou feliz com a grande presença de balsa-novenses na sessão. “Gostaria de sempre ter este plenário lotado”, disse Bathke. Ele também aproveitou para informar que em breve o plenário estará recebendo melhores poltronas para o conforto de todos.

O Presidente encerrou a sessão e marcou a próxima para o dia 20 de maio às 19h.