10/05/2013
Campo-larguense irá participar do Ironman Brasil
10/05/2013
“Serei a única representante de Campo Largo a fazer essa prova. A minha grande amiga e companheira de treinos Sirlei Sovierzoski também faria, porém, infelizmente, no dia 09 de março desse ano ela sofreu um grave acidente de bike durante um dos nossos treinamentos, onde foi identificado traumatismo craniano. Hoje ela encontra-se em recuperação e vem evoluindo muito a cada dia. Confesso que quando houve o acidente e eu me vi sozinha, sem a minha companheira ao meu lado, pensei em desistir e não fazer mais o tão sonhado Ironman. Mas o amor ao esporte, meu e da minha grande amiga, falou mais alto. Tenho certeza que ela não iria gostar que eu desistisse logo agora, na reta final depois de tanta dedicação e sofrimento nos treinos. Decidi continuar e fazer essa prova pela Sirlei, por tudo que ela me ensinou e me mostrou que no esporte tudo vale à pena, pois a recompensa sempre vem, através das vitórias pessoais e também na saúde e bem-estar”.
Este é o depoimento da campo-larguense Cristiane Kinape, que pela primeira vez irá participar do Ironman Brasil. Sempre em parceria com Sirlei, nesta prova Cristiane irá também representar toda a garra da amiga. A 13ª edição do Ironman Brasil será realizada no próximo dia 26 em Florianópolis, com largada às 7 horas em Jurerê Internacional. Esta será a única seletiva na América do Sul para o Ironman que acontece no final do ano no Havaí.
A prova exige muito preparo do atleta, por isso nem todos se arriscam. Muitos atletas buscam apenas completar a prova, sem a expectativa de chegar entre os primeiros, tamanha a dificuldade da mesma. São 3.8Km de natação, 180,2Km de ciclismo e 42,2Km de corrida. Para conseguir realizar uma boa prova, Cristiane tem realizado treinos pesados. “Treino de duas a três horas todos os dias, inclusive finais de semana, quando a intensidade é maior, cerca de quatro a cinco horas. A preparação para a prova foi de 20 semanas. A parte mais dura já passou, agora os treinos começam a desacelerar e uma semana antes da prova praticamente é só de descanso”, comenta.
A participação na prova é uma recompensa para tanto treino, dedicação, superação dos próprios limites e até mesmo dores. Já consolidado no calendário mundial, o Ironman Brasil contará com a presença de atletas amadores e profissionais de 34 países.