03/05/2013
Acordar às cinco horas da manhã para tentar uma consulta no posto de Saúde mais perto de casa. Esta é a rotina de centenas de campo-larguenses que não conseguem tratar da saúde, porque os postos, que atendem pelo SUS – Sistema Único de Saúde, não têm estrutura de pessoal suficiente para cumprir a sua função. No posto do Itaboa, uma moradora vizinha disse, na Sexta-feira (26), “me informaram que um vândalo invadiu o posto, à noite, desligou a geladeira e todas as vacinas estragaram”.
Um morador do Partênope, indignado, disse que já perdeu mais de cinco dias de trabalho, porque está doente, não consegue consulta no posto do Centro. “A gente tem que chegar às cinco horas da manhã para pegar lugar na fila, senão não consegue atendimento. Mas aqui no nosso bairro o primeiro ônibus é às 5h30min da manhã. Não dá para chegar a tempo”, explicou, adiantando que toda vez que consegue chegar na fila do posto, ainda de madrugada, já tem muita gente na fila e ele acaba sobrando.
Abrangência
Esse morador do Partênope, disse, ainda, à Reportagem da Folha de Campo Largo, que também tentou atendimento no posto do Botiatuva. Lá ele disse que chegou a tempo de pegar uma ficha para ser atendido, mas lhe negaram atendimento porque lá eles só atendem moradores do Botiatuva e região. Os do Partênope estão fora da área de abrangência do posto.
A Reportagem da Folha fez contato com a Prefeitura Municipal, sendo informada de que no posto do Itaboa, “as vacinas são retiradas das unidades de saúde na Sexta-feira e levadas para a Secretaria de Saúde/Vigilância Epidemiológica, onde são armazenadas na geladeira. Na Segunda-feira, as vacinas são levadas novamente às unidades de saúde. Na Unidade de Itaboa as vacinas foram entregues por volta de 9 horas da manhã. É possível que a pessoa que reclamou da vacina tenha chegado muito antes das 9 horas”.
Sobre o usuário do SUS, do Partênope, a Assessoria da Prefeitura informou que “infelizmente a fila acontece mesmo e as pessoas têm chegado de madrugada. A falta de médicos deve ser resolvida agora com o teste seletivo. A partir daí poderão ser contratados mais médicos”.
Sobre a tentativa de consulta em outra unidade, “realmente não é possível. Se o usuário tem cadastro na unidade do Centro, só poderá consultar ali. Faz parte do sistema”, explicou a Assessoria da Prefeitura.