03/05/2013
Em Campo Largo havia 667 eleitores em situação irregular com o Tribunal Superior Eleitoral devido à falta nas últimas três eleições. Em Balsa Nova, eram 18 eleitores irregulares. Estas pessoas precisavam ter procurado o Fórum Eleitoral de Campo Largo para regularizar a situação e evitar o cancelamento do Título Eleitoral.
De acordo com o chefe da 009ª Zona Eleitoral, Leandro Nogueira, nos últimos dias o movimento aumentou bastante, passando de uma média de 50 atendimentos para 200 por dia, mas que a relação de pessoas que tiveram os títulos cancelados só sairá no dia 14 de maio, quando será divulgado o número consolidado de regularizações e cancelamentos, como também os nomes dos eleitores que tiveram o título cancelado.
“Quem estava nesta relação e não regularizou vai ter o título cancelado, podendo regularizar após esta data com o comparecimento ao Cartório Eleitoral e o pagamento das eleições faltantes, R$ 3,51 por eleição”, explica Leandro. Segundo informações do TSE, 6.471 eleitores paranaenses regularizam a situação com a Justiça Eleitoral, número que representa apenas 9,55% do total de eleitores com pendências.
De acordo com a legislação, o eleitor que tiver o título cancelado poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição. A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.