03/05/2013
Na última sexta-feira, 26, o Projeto Nossas Meninas levou as crianças para um dia de atividades de sobrevivência na mata. Divididas em três equipes, mais de 70 meninas tiveram que montar barraca, fazer escalada, descer em uma tirolesa e, ainda, andar por uma trilha com olhos vendados. “É muito importante essa interação entre as meninas. Uma aprendendo a ajudar a outra a superar obstáculos”, explica a coordenadora do projeto, Liliane Delay.
“É muito legal. Nunca tinha feito nada assim. É divertido trabalhar juntas. Meus pais gostam muito que eu participe porque eu aprendo cada vez mais a interagir com as pessoas”, conta uma das meninas do projeto, com a cara toda pintada e preparada para as provas mais difíceis do dia. “Elas se unem para trabalharem juntas. E, no final, não há apenas uma equipe vencedora – todas são vitoriosas”, ressalta a educadora social, Jane Rodrigues, que também trabalha no projeto e auxiliou nas atividades.
Além das provas físicas, as meninas almoçaram juntas e ganharam presentes, que foram arrecadados entre os próprios professores, pais e responsáveis. O evento foi organizado gratuitamente pelo grupo Queda Livre. Os voluntários do grupo, Cleyterson Régis e Rafael Ferreira, executaram diversas dinâmicas educativas com as meninas, com o objetivo principal de trabalhar conceitos de cooperação e trabalho em equipe.
Também auxiliaram nas atividades a educadora social Juliana Hoffmann, a assistente social Sibele Ribas, as estagiárias de Pedagogia Francine Cordeiro, Erica Sabrina, Cristiane Alves, as merendeiras Cleusa do Araújo, Maria Cordeiro e Maria Sabim, além de Rubens Tozeti, que ficou encarregado de preparar o churrasco. “Faço questão de citar o nome de cada um porque eles estão comigo há duas semanas preparando tudo para esse dia. Agradeço a todos por ajudarem no trabalho e com as doações. Vamos fazer outros dias como esse, com ainda mais atividades”, completa Liliane.