27/04/2013
Marcação forte no meio-campo é a aposta do Coritiba contra o Londrina
27/04/2013
Fonte:G1.com
Foto:Divulgação/Site oficial Coritiba
O técnico Marquinhos Santos pode usar uma tática de bloqueio no meio-campo do Coritiba, para promover uma blitz contra o Londrina, no próximo domingo. O treinador vai tirar o volante Willian e o meia Alex da equipe titular, para preservar de uma possível suspensão, e colocar dois homens de marcação.
Com Júnior Urso na função de Willian, como primeiro volante, o Coxa vai ter o apoio de Sergio Manoel e Gil na marcação da meia-cancha. A intenção do comandante coxa-branca é fortalecer defensivamente o time e não deixar o Tubarão se aproximar da zaga, mas sem perder a qualidade de criação e ofensiva.
Curiosamente, o esquema se parece em muito com o do próprio Londrina, que possui os volantes Bruno e Germano na marcação, mas que sobem rapidamente ao ataque, além de surpreenderem nos chutes à distância.
A aposta de Marquinhos Santos é na versatilidade de Gil e Sergio Manoel, que conseguem sair com a bola no pé e se aproximam rapidamente do ataque, propiciando assistências ou chutes traiçoeiros de fora da área.
- Com o Sergio em melhores condições, a intenção é ter essa estratégia de jogo e tática para melhorar a transição de jogo. Tanto o Sergio, como o Gil, marcam e saem com qualidade pro jogo.
O treinador explicou que o Coritiba chega a sua terceira fase distinta de formaçao tática. Segundo ele, no início do campeonato se privilegiou a defesa, depois o ataque - que se mostrou instável - e agora o meio-campo. Segundo ele, o estilo utilizado contra o Londrina deve ser o da equipe ideal para o final do Paranaense, Copa do Brasil e Brasileirão.
- Nós trabalhamos o primeiro turno em cima do conceito defensivo, que a equipe sofreu poucos gols. Um segundo turno com a proposta mais ofensiva, mas vimos que não teve equilíbrio. Agora, na reta final, já buscamos a equipe ideal para terminar o Paranaense e começar o Brasileiro com uma formação definida.
Os únicos atletas poupados para o duelo contra o Tubarão serão Willian e Alex, que estão pendurados com dois cartões amarelos. Com força máxima, Marquinhos explicou que vai colocar uma equipe alternativa para viajar na estreia da Copa do Brasil, na Paraíba. Mesmo assim, ele defendeu o elenco inteiro, dando confiança aos jogadores.
- Vamos procurar colocar um Coritiba forte dentro de campo, independente de quem entre. Em função de cartões, não vamos ter o Willian e o Alex nesse jogo, poupando-os para a primeira partida da final.