26/04/2013
Erros na sinalização dão um nó no trânsito de Campo Largo
26/04/2013
É irritante trafegar pela Avenida Padre Natal Pigatto, nos horários de pico. Quem entra na cidade enfrenta uma sucessão de lombadas, algumas quase em cima das outras, fora dos padrões da Legislação de Trânsito. Uma das lombadas, tal foi a reação popular, acabou sendo retirada dias depois de colocada, mas o problema não foi resolvido.
Além das lombadas, há a densidade do tráfego e a presença de caminhões e ônibus que causam ainda mais transtornos, principalmente nos semáforos. Vários leitores ligaram para a Redação da Folha, ou mandaram e-mail reclamando da situação, das mudanças de trânsito e da sinalização. A Reportagem resolveu consultar um especialista para saber o que é certo e o que é errado.
Leitor
Dentre os e-mails dos leitores, reproduzimos parte de um, no qual ele coloca a situação: “Como sugestão e sei da força que tem o jornal Folha de Campo Largo, como leitor e cliente, gostaria de pedir uma matéria a respeito da situação que se encontra o nosso trânsito principalmente entre o horário de 17 às 18h30min na Av. Padre Natal Pigatto. Filas enormes de quase um quilômetro, sabemos que nossa cidade está crescendo em ritmo acelerado, mas gostaria de saber se está havendo algum estudo de nossas autoridades a respeito”.
Especialista
Consultamos o técnico Nivaldo Godoy Guerin, que já foi responsável pelo Deptran em Campo Largo e que operou muitas mudanças positivas no trânsito da cidade. Segundo ele, é importante alertar para as irregularidades que estão ocorrendo no trânsito de Campo Largo. Lembra que nas três novas travessias elevadas na Av. Padre Natal Pigatto não foram observadas as normas de Engenharia de trânsito previstas em legislação específica.
Lembra que, devido a inúmeras críticas, foi removida uma das travessias elevadas, causando prejuízo aos cofres do Município, pois aquele material, aproximadamente três metros cúbicos de asfalto, teve que ser descartado. Com esse material daria para realizar aproximadamente um quilômetro de tapa buracos.
Explicou que a travessia elevada que ficou nas imediações do mercado Avenida não resolve o problema dos motoristas que tentam adentrar na Natal Pigatto, portanto, os riscos de acidentes continuam.
Foram construídas inúmeras “lombadas” na Av. Mato Grosso, no Bairro Ferraria, todas fora dos padrões estipulados pela Resolução do Contran 39/98 e continuam daquela forma, causando danos a inúmeros veículos que trafegam por aquela via; sendo inclusive motivo de críticas pelo próprio prefeito durante uma inauguração naquela localidade.
No último final de semana foi mudado o trânsito na Rua Santos Dumont, sem divulgação prévia nos meios de comunicação, sem campanha de sinalização prévia.
Foi instalada somente a sinalização vertical e, na Rua Oswaldo Cruz, proximidades do portão de acesso ao pátio do Colégio Kenedy ,continua a sinalização vertical (pintada no asfalto) setas de indicação de direção, em frente e à esquerda, no cruzamento seguinte existem placas indicando o contrário.
Na Rua Santos Dumont, entre as Ruas Dom Pedro II e Rui Barbosa, continua a sinalização horizontal, linha de divisão de fluxos opostos tipo dupla contínua amarela, significando, portanto que é uma via de duplo sentido de circulação e a sinalização vertical (placas) de regulamentação instaladas no local, indicam o contrário.
A sinalização horizontal regulamentar a ser instalada na Rua Santos Dumont deve ser na cor branca, contínua ou seccionada (contínua se pretender que seja proibido ultrapassar ou seccionada se for permitido ultrapassar).
Lembra o especialista que as falhas de sinalização podem ser causa de acidente e o Poder Público pode responder pelos eventuais danos físicos e patrimoniais das vítimas.