Sexta-feira às 29 de Novembro de 2024 às 06:40:47
Geral

Segurança

19/04/2013

Inaugurado na Ferraria o 1º Grupamento da Guarda Municipal

Segurança

19/04/2013

Foi realizado na sexta-feira (12), a cerimônia de inauguração do 1º Grupamento da Guarda Municipal, localizado no distrito de Ferraria. A localização é estratégica para atender a todos os bairros da região.
A Polícia Militar passa a atender no mesmo posto, com a finalidade de fazer um trabalho em conjunto, uma força maior contra a criminalidade e violência. Somente as rondas que estavam sendo realizadas na região já diminuíram o índice de criminalidade. O objetivo dos agentes de segurança é exercer um policiamento preventivo e comunitário.

O secretário municipal de Segurança, Juscelino Bayer, disse que é uma honra fazer parte desta conquista. Ele comentou que já ouviu muita reclamação da população na região e que a luta é constante para oferecer mais segurança a todos, levando em consideração que assumiu uma secretaria quase sem verba.

Emocionado, ele contou que foi policial de carreira por 30 anos, sempre trabalhando com dignidade. “Quando assumi a secretaria, os guardas estavam desmotivados, hoje eles têm comando, incentivo para ter amor à função que exercem”, completou. A expectativa é que ainda este ano seja inaugurado um novo grupamento em Bateias.

A Guarda Municipal tem atuado em casos de agressão física e ameaças e trabalha envolvida com Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiro, polícias, trânsito, casos com entorpecentes, combate a furtos e porte ilegal de armas. Neste ano já foram mais de 900 atendimentos.

O prefeito municipal, Affonso Guimarães, mencionou que neste ano não houve homicídio na Ferraria e que este grupamento inicialmente vai funcionar com a Guarda Municipal e Polícia Militar, onde as pessoas poderão registrar boletins de ocorrência, e ainda passará a funcionar também como um posto da Ciretran.

Apesar de ser uma das cidades mais seguras da Região Metropolitana de Curitiba, Affonso afirmou que os índices de tráfico de drogas é vergonhoso, o 3º maior do Paraná, o que precisa ser trabalhado. No final de seu discurso ele ainda mencionou que não gostou das lombadas recém implantadas na Estrada Mato Grosso, que ficaram muito altas, e sobre a quantidade de mato que viu por quase todo o trajeto.