12/04/2013
Governo bloqueia repasse para merenda
12/04/2013
Uma falha na eleição do Conselho de Alimentação Escolar em 2011 causou o bloqueio no repasse de verba do Governo Federal em Março e Abril deste ano. Ainda não foi explicado o real motivo, mas o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) não considerou a eleição de 2011 válida.
O Governo Federal é responsável em repassar R$ 101.650,00 por mês, dinheiro que atualmente está sendo usado da verba completar anual do município para a merenda escolar, do total de R$ 590.400,00 por ano.
Novas eleições do Conselho de Alimentação Escolar estão sendo realizadas e já estão confirmados os nomes de Bronsilava Chiepko Bueno, Gisele Juliana de Paula Ribeiro, Maria Sirlei Rodis e Marcia Regina Sabim como Representante dos Professores; Delurdes Teresinha Soeki Lalico, Rosimeri Soares Ferreira e Marcus Vinicius Ossowskw como Representante de Pais e Alunos; Guilherme Pasetti e Franciely Vaz da Silva Cordeiro como Representante do Executivo. Para Representantes da Entidade Civil a Prefeitura Municipal enviou um ofício, mas ainda não foram divulgados oficialmente os nomes.
De acordo com a nutricionista responsável Flávia Martins Abdalla, “as providências para reaver a verba não recebida no mês de abril e normalizar a situação da Prefeitura já foram tomadas, assim que tivemos ciência da situação. Os novos conselheiros já estão indicados, faltando poucos nomes, para fechar o número de conselheiros. Achamos que até o início da próxima semana já faremos a nova eleição e assim entregamos toda a documentação, no mesmo dia pela internet, e na mesma semana por correio, antes do prazo dado pelo FNDE do dia 25 de abril”, explica.
De acordo com a equipe de Nutrição da Merenda Escolar, Flávia Martins Abdalla, Paula Piekarski e Georgia Rocha, as pessoas que são indicadas para o CAE não precisam ter conhecimento na área, porém a equipe procura capacitar os conselheiros, esclarecer dúvidas dos mesmos, além de participarem de um curso elaborado pelo Centro Colaborador de Alimentação do Escolar do Paraná (CECANE-PR).
Merenda
Atualmente o município atende aproximadamente 12.000 alunos, entre escolas e Cmeis. São oferecidos seis cardápios diferentes, sendo quatro específico para os Centros Municipais de Educação Infantil. Os fornecedores são aqueles os que participaram da licitação anual da merenda escolar, ou os agricultores familiares de Campo Largo e região.
De acordo com a equipe, o controle de qualidade de alimentos normalmente é composto por análises microbiológicas, de composição nutricional e sensoriais. “Na PMCL, para garantir a qualidade solicitamos o laudo bromatológico de todos os produtos participantes da licitação. Além disso, é realizada a análise sensorial desses produtos no momento do recebimento. As merendeiras são orientadas a não aceitar mercadorias com qualquer alteração de odor, cor ou textura. Portanto, esse processo de controle da qualidade da matéria prima é realizado constantemente no município. Os produtos que de alguma forma chegam nas escolas e Cmeis com alterações, as merendeiras e diretoras comunicam a merenda escolar que verifica a situação e se houver necessidade abrimos processo administrativo contra o fornecedor que entregou o produto, conforme contrato assinado”, afirma a nutricionista responsável Flávia Martins.
Os pais podem questionar o que é oferecido na merenda e buscar mais informações a respeito, ligando direto na Prefeitura no telefone 3291-5078. Segundo o secretário de Educação Avanir Mastey, “enquanto Secretaria de Educação estamos trabalhando para educação com alimentação saudável, por isso estamos desenvolvendo formação com as merendeiras, professoras e diretoras, visando a formação de cidadãos que se alimentem de maneira saudável diminuindo a incidência de doenças”.