12/04/2013
Obra inacabada e bueiros sem tampa são risco para os moradores
12/04/2013
São pelo menos nove manilhas verticais abertas, algumas com mais de três metros de profundidade, que coletam águas pluviais e também muito esgoto. A maioria dessas armadilhas está na Rua Ahyrdo Francisco Andreassa, no Jardim Andreassa. O problema surgiu com a pavimentação da via, iniciado no final do ano passado e terminada há dois meses. Os moradores já tentaram acionar a Prefeitura Municipal, mas até agora o problema não foi resolvido.
Além da Ahyrdo Andreassa, também existem outras manilhas verticais abertas, na mesma região (quase todas as ruas foram pavimentadas recentemente). Uma moradora da Rua Claudio Ferreira Borges mostrou a manilha aberta, nas proximidades da sua casa e disse que as crianças ficam brincando em volta, “um perigo se alguma delas cair lá dentro”. As ruas foram pavimentadas mas não foram realizadas obras nas calçadas, nem paisagismo.
Jardim Andreassa
Não há rede de esgotos na Ahyrdo Andreassa, apenas a galeria de águas pluviais, à qual são ligados os esgotos de várias residências. No local, quando o calor aumenta, é grande o mal-estar dos moradores, devido ao forte odor de esgoto. Mas o perigo maior é um acidente com uma criança, segundo informou a moradora Marcelia Tallamini. Segundo ela, “nós já tentamos tudo, falamos com a Secretaria de Obras, eles empurraram para a Sanepar, falamos com a Sanepar, eles disseram que não era com eles, que era com a Prefeitura. Por isso resolvemos chamar a Imprensa”, disse ela, lembrando que se ocorrer algum acidente, “as vítimas vão culpar quem?”.
Na mesma rua, a Reportagem da Folha documentou a rede que seria para águas pluviais, com canalização que despeja num córrego, localizado no fundo de vale da região.