14-04-2010
Vacina contra a gripe A H1N1 pode ser liberada para população do Paraná.
14-04-2010
O deputado Luiz Claudio Romanelli, líder do Governo na Assembleia Legislativa, defendeu, na semana passada, a extensão da vacina contra a gripe A (H1N1) para toda a população do Paraná. "Temos que ter a capacidade de cobrar do Governo Federal e exigir que no Paraná se proceda a vacinação dos 10,6 milhões de paranaenses", disse Romanelli.
"Já houve manifestações das mais diversas entidades da área médica, pedindo a vacinação contra a gripe A em todos os paranaenses. Chega de ver as estatísticas de pessoas, que são suscetíveis. Claro, que esses grupos de risco estão sendo vacinados. O importante é que nenhuma pessoa fique exposta a esse risco", completou.
Romanelli disse que vai pedir ao governador Orlando Pessuti que inclua a questão na agenda que terá com o presidente Luiz Ignácio Lula da Silva nesta terça-feira. O deputado também sugere um encontro entre Pessuti e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. "O ministro Temporão tem que ouvir a comunidade científica, as autoridades da área da saúde. Na Assembleia foi realizada uma audiência pública, para debater o tema, que é de relevante interesse público".
ESPECIALISTAS - Na avaliação de Romanelli, não é apenas o Paraná que tem que ser atendido pela vacinação completa contra a gripe A, mas também o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, "estados que tiveram índices muito acima da média nacional".
O deputado adiantou que conversou com vários especialistas e a opinião é unânime. "Os especialistas pediram o seguinte: temos que vacinar todos os paranaenses. É muito mais seguro. Tem outras regiões do país que não vão precisar tanto da vacina quanto nós. Basta ver: estamos no outono, já tivemos uma queda muito acentuada da temperatura. Os relatos dos resfriados, gripes, já são grandes. Somos muito mais suscetíveis, especialmente a região sul do Paraná, do ponto de vista do clima".
AÇÃO DO MPF - Na última semana, Romanelli já tinha manifestado apoio à ação civil pública do Ministério Público Federal que cobra a cobertura total da vacinação contra a gripe no Paraná. A mesma posição é da Associação Médica do Paraná. "A saúde é uma questão de interesse público e um grande desafio. Sobre a gripe, devemos ter uma postura muito firme e fazer deste um pleito do Paraná", disse.
"O governo federal nos deve. Temos que ter as vacinas para vacinar toda a população. Se uma única pessoa morrer por conta da falta de uma vacina, que já existe, terá sido uma brutal agressão á cidadania deste estado", completa.
Em 2010, a Secretaria Estadual de Saúde já registrou 373 casos. Desde o início da epidemia, em abril de 2009, já foram confirmados outros 63 mil casos. Destes, 294 doentes tiveram complicações e morreram. As regiões com maior número de casos confirmados são Curitiba e região (15.577) Londrina (9.689), Maringá (7.848), Cascavel (4.575), Cornélio Procópio (3.699), Pato Branco (3.553) e Francisco Beltrão (3.457).