Quarta-feira às 16 de Julho de 2025 às 05:30:46
Geral

Família Berton

01-04-2010
Festa de família reúne mais de 170 descendentes de Cândido Berton.

Família Berton

01-04-2010

O italiano Cândido Berton imigrou para o Brasil há mais de 100 anos, deixando na Itália o pai Eugênio. Cândido foi parar na Colonia Campina, teve três filhos, dos quais, Ângelo, pai de José Beton, que teve 11 filhos do primeiro casamento, com Corona Camilo Berton, e quatro do segundo, com Judite Berton. Uma festa de confraternização, a primeira realizada com toda a Família Berton, na capela do Salgadinho, em Campo Largo, reuniu mais de 170 descendentes de Cândido.

Braz Berton (76), filho de José e Corona, neto de Ângelo, é um dos organizadores do evento que teve por objetivo conhecer e estreitar os laços com os familiares e montar uma árvore genealógica, desde o tronco, na Itália, até a oitava geração, no Brasil. A festa, que contou com Missa em Ação de Graças, celebrada pelo frei Alexandre, e almoço com churrasco de Filé Argentino e frango, contou com a presença de Braz e seus 12 irmãos (apenas um, Antonio, faleceu no ano passado), e seus filhos, netos e bisnetos.

Família
Segundo Braz, a organização da festa foi muito trabalhosa, durou mais de um ano. Todo o histórico da família foi pesquisado, muitos telefonemas, e-mails, encontros, até que se optou por realizar a festa no início de março, em Campo Largo. Ele lamenta a morte, em outubro último, do irmão, Antonio, único a não comparecer, fisicamente, ao encontro. Estavam, entretanto, seus filhos, netos e bisnetos.

A montagem de Árvore Genealógica da família, com nomes e fotos, também foi um trabalho árduo, que demandou tempo e disposição, mas, segundo ele, valeu à pena pelo resgate da história da família e pelas emoções. Muitos não se conheciam, ou não se viam há muitos anos. Agricultores, empresários, profissionais liberais, inúmeras profissões foram encontradas entre os familiares, que já acertaram a realização do segundo encontro, em 2011, em Nova Restinga, onde nasceu a maioria dos descendentes de Cândido Berton, e onde Braz e seus irmãos foram criados.

Em Campo Largo vive uma boa parte da família, a maioria morando no centro da cidade. Para o próximo encontro eles estão esperando, inclusive, parentes que vivem na Itália.