01/02/2013
Nutricionista orienta sobre lanches saudáveis nas escolas
01/02/2013
A escolha do lanche levado, consumido ou comprado na escola é de extrema importância e fundamental para o bom desenvolvimento físico e mental da criança. De acordo com a nutricionista Sinara Marqueze Ribas, com os nutrientes certos no corpo a concentração em sala de aula é maior e o rendimento escolar aumenta.
A aquisição de hábitos saudáveis deve ser realizada também no ambiente escolar. Em geral, as escolas públicas fornecem uma alimentação de qualidade, pois a merenda é acompanhada por profissional nutricionista que tem como uma das atribuições acompanhar todo o procedimento da alimentação escolar.
“Nas escolas particulares existe um cardápio para os menores e para os maiores muitas vezes tem a cantina da escola ou os escolares levam de casa seu próprio lanche, porém esse lanche geralmente não é adequado. Muitos levam salgadinhos, chocolates, balas e outras guloseimas que apresentam grande quantidade de açúcar e gordura”, explica a nutricionista.
Sinara orienta para que o alimento seja atrativo aos olhos e consequentemente à vontade das crianças, por isso devem ser preparados com carinho e bem coloridos. “Assim esses alimentos chamarão a atenção e as crianças vão querer comer”, completa.
Uma ótima opção de lanche é colocar fonte de carboidrato, proteína, gordura de boa qualidade e vitaminas e minerais (verduras e frutas), sem esquecer-se da água. A ingestão de água deve ser realizada durante todo o dia, para manter o corpo hidratado.
Abaixo algumas opções de lanches saudáveis:
Opção 1: pão de cenoura sem casca com requeijão , queijo branco, alface, tomate, cenoura ralada + 1 maçã. Tem opção também de colocar um molho de iogurte natural no lugar do requeijão;
Opção 2: 1 porção de flocos de cereais com 1 iogurte + 1 pêssego
Opção 3: 4 unidades de biscoito sem recheio com chá de camomila + 1 banana
Opção 4: salada de fruta (mamão formosa, manga, banana, morango, pêra com aveia e mel
Opção 5: bolo simples + Chá de erva-doce ou suco de uva integral
Opção 6: mamão papaya com aveia + ameixa preta e castanha
Opção 7: 1 salgado assado de carne moída com chá
“Os pais não podem esquecer de fazer o armazenamento adequado dos lanches perecíveis num recipiente térmico com bolsas de gelo, como o Gelox, para evitar contaminação”, alerta Sinara. As quantidades das porções dos alimentos variam de acordo com idade, sexo e estado nutricional da criança.
O consumo de suco na escola deverá ser feito através do suco de uva integral ou suco natural feito na hora de tomar, caso a escola ofereça na cantina, pois, de acordo com a nutricionista, quanto mais demora-se para ingerir o suco natural, mais perde-se nutrientes (vitaminas) presentes na fruta. O suco artificial (caixinha) não é indicado por conter quantidades de corante e conservantes.
Seguindo uma alimentação balanceada e saudável, as crianças podem escolher um dia da semana e uma guloseima para esse dia. “Costumo chamar de ‘dia da fuga’, porque nesse dia os pais liberam uma guloseima com quantidades adequadas para que seus filhos possam saborear. Deve ser feito fora do horário da escola, assim mantém o equilíbrio da alimentação”, completa.
Para um acompanhamento adequado é importante consultar um nutricionista, pois estará preparado para orientar a criança e toda a família. Mais informações pelo telefone 9905-7099 ou ribas.sinara@yahoo.com.br.