Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 06:59:53
Saúde

O mineral Cromo ajuda na prevenção da diabete e reduz os problemas dos já diabéticos 30/03/2010.

O mineral Cromo ajuda na prevenção da diabete e reduz os problemas dos já  diabéticos 30/03/2010.

 As primeiras provas da função vital pelo mineral cromo foram confirmadas por experiências que demonstram que uma dieta deficiente de cromo, o corpo perde a capacidade de manter um nível normal de açúcar no sangue e apresentando os sintomas iguais ao da diabete. Tem também níveis altos de colesterol no sangue e maior tendência para a acumulação de gorduras nas artérias do coração, levando aos problemas cardiovasculares.
      Muitas experiências confirmam que o cromo é necessário ao homem para assimilar o açúcar dos alimentos. Quando se ingere açúcar o pâncreas produz insulina, para permitir a absorção do açúcar pelo organismo através do sangue e que o cromo do sangue aumenta também. O cromo é proveniente de reservas orgânicas e atua provavelmente em conjunto com a insulina . .
     Considera-se que o cromo faz parte de um composto a que se dá o nome de FATOR DE TOLERANCIA A GLICOSE > uma substancia que se sabe existir no fermento, no fígado e nos rins e que aumenta a tolerância ao açúcar nos seres atingidos por perturbações de secreção de insulina.
      Publicaram-se já relatórios afirmando que a administração de suplemento de cromo aos diabéticos tem um efeito benéfico. Numa dessas experiências, quatro de seis pacientes com diabete da maturidade, assimilavam melhor o açúcar quando recebiam suplemento diário de cromo.
      No Jordão e na Nigéria , crianças sub-alimentadas cresciam mais depressa quando recebiam um suplemento de cromo. Estudos recentes confirmaram que a suplementação com cromo melhorou as taxas de glicose no sangue de pessoas com diabetes.
     O que devemos reduzir e evitar: todos os alimentos refinados e processados pois é grande a perda de vários minerais . Exemplos: no trigo integral para o branco , a perda de cromo é em torno de 87% ; no açúcar bruto (mascavo) para o branco , a perda é em torno de 30%. O maior depósitos de minerais estão nas fibras, pó isso devemos adotar uma alimentação baseada em produtos integral.
     Dar preferência ao consumo de alimentos com fonte de cromo: o levedo de cerveja é uma excelente fonte e forma suplementar, fígado, produtos a base de farelos de cereais integrais, cevada , queijo, cogumelo, crustáceos, marisco, nozes , ovo caipira e outros. ATENÇÃO: só para quem não tem diabete e ajuda na prevenção da doença , outra excelente fonte de cromo: o açúcar mascavo, rapadura, melado integral, mel,mas evitar os excessos, já que são calóricos.
     Importante saber: por enquanto, a diabete é uma doença sem cura total, pode ser reduzido os problemas dela , mantendo o seu tratamento normal, com a suplementação de cromo, alimentação balanceada a base de fibras e fonte de cromo, reduzir o excesso de peso , exercícios físicos moderados e diários, estar bem mentalmente, enfim um protocolo completo de saúde .

 Na prevenção da doença e às pessoas que já possuem a diabete:
      Manter a alimentação diária variada e sortida, mais natural possível, baseado em produtos integrais com mais fibras, alimentos com fonte de cromo, alimentos de origens orgânicas (sem agrotóxicos). Assim, você estará ingerindo mais suplementos necessários para seu organismo, como mais vitaminas, mais minerais. Evite os vícios, não fumar, não beber e outros, aliado aos exercícios físicos , manter o peso ideal, uma vida mais feliz, bom repouso noturno, lazer nos finais de semana e umas férias para refrescar o sua mente.

 Alerta: faça sempre os tratamentos com acompanhamento e orientações necessárias de especialista ou terapeutas .

 Fonte: OS MINERAIS E A SAÚDE.
     SAÚDE da natureza e terapia NATURAL


      Reinaldo Coelho de Andrade: Naturólogo,   Naturoterapeuta e Pesquisador de Terapias Naturais para uma Saúde Integral Email: reinature@hotmail.com
Fone 3292-1453