Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 06:22:08
Saúde

A importância dos probióticos

26-03-2010

O importante papel da alimentação saudável na manutenção da saúde e bem-estar.

A importância dos probióticos

 26-03-2010

O importante papel da alimentação saudável na manutenção da saúde e bem-estar da população tem sido comprovado através de inúmeros estudos científicos ao longo dos anos. A ingestão correta e equilibrada de nutrientes variados em quantidades suficientes pode prevenir doenças e proporcionar um estado de bom funcionamento de todas as funções do organismo.

É neste panorama de preocupação com a saúde que têm ganhado cada vez mais espaço a utilização dos alimentos funcionais. Estes alimentos, além de cumprirem sua função básica de nutrição, ainda são capazes de promover mudanças metabólicas e fisiológicas de forma a beneficiar a saúde. Entre os alimentos funcionais de maior destaque estão os probióticos.

Segundo a definição mais atual da FAO/OMS (2002), probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidade adequada, conferem efeito benéfico à saúde do hospedeiro. A finalidade de utilização destes microrganismos é de instalar, reforçar ou compensar as funções da microbiota normal residente no trato digestivo.

Os probióticos mais utilizados para o consumo humano são os do gênero Bifidobacterium e Lactobacillus, e estão disponíveis, geralmente, em produtos como o leite fermentado. Seu benefício está relacionado com a quantidade de microrganismos ingerida e também com a frequência de ingestão. Os efeitos dos probióticos são específicos de cada linhagem (cepa) e podem atuar tanto na modulação da microbiota intestinal quanto no sistema imunológico.

A utilização de probióticos com a intenção de melhorar a resposta imunológica do organismo é foco de diversos estudos. Muitos deles procuram demonstrar os efeitos destes microrganismos na melhora de afecções características de diferentes fases da vida, uma vez que o sistema imunológico inicia com poucas defesas e aumenta durante a infância, atinge seu ponto alto durante a idade adulta e decresce durante a terceira idade.

Além dos benefícios relacionados à melhora da resposta imunológica, a interação dos probióticos com a microbiota intestinal pode refletir em uma melhora das funções gerais deste órgão, contribuindo para uma melhor absorção de nutrientes, defesa contra microrganismos patógenos e diminuição do tempo de permanência das fezes no intestino.

Dessa forma, pode-se perceber a importância da inclusão de alimentos contendo probióticos na dieta, uma vez que trazem benefícios para indivíduos nas diversas fases da vida, sempre aliada a uma alimentação equilibrada combinada com a prática regular de atividade física e outros hábitos saudáveis, proporcionando também bem-estar físico e mental.

(Fonte: Oliveira MN, Sivieri K, Alegro JHA, Saad SMI.      Aspectos tecnológicos de alimentos funcionais contendo probióticos. Rev Bras de Ciênc Farmac, 2002; vol. 38, jan/mar.)