12-03-2010
A morte da estudante Thalia Michelli Barbosa, na manhã da última segunda-feira, deixou em alerta o setor de Saúde do Município.
12-03-2010
A morte da estudante Thalia Michelli Barbosa, de 12 anos, na manhã da última segunda-feira, no Hospital Nossa Senhora do Rocio, deixou em alerta o setor de Saúde do Município. Thalia era aluna da 7ª Série do Colégio Estadual Sagrada Família, turma da Manhã. Na sexta-feira (05), ela queixou-se de dor de cabeça. O quadro evoluiu e ela foi levada ao hospital, no sábado (06), porque tinha febre, dor de cabeça e vômito. No hospital, segundo seus familiares, deram remédio para febre e a mandaram de volta para casa.
Ainda no sábado, como ela continuou piorando, foi novamente levada ao hospital, onde ficou internada até à manhã de segunda-feira, quando faleceu. Ela residia na Vila Anchieta e seu corpo foi sepultado na manhã de terça-feira (09). Thalia completaria 13 anos na próxima sexta-feira (19). Sua morte provocou alerta na área de Saúde do Município. Na tarde de segunda-feira, em entrevista coletiva, na Prefeitura Municipal, o chefe da Vigilância em Saúde. No Município, falou sobre as providências tomadas pelo setor.
Os casos
Seis casos suspeitos de Meningite foram registrados em Campo Largo, de janeiro a março de 2010, segundo Hugo Cezar Trembescki, coordenador de Vigilância em Saúde do Município. Desses seis casos, de acordo com suas informações, três eram de fora, de pessoas que foram internadas nos hospitais da cidade, para tratamento, e três eram de pessoas daqui, dos quais dois tiveram resultado negativo, nos exames, e um, o caso fatal da pequena Thalia.
A evolução rápida da doença é uma das características da Meningite, uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus ou por bactéria, a qual é a mais comum. No caso da menina Thalia, trata-se de Meningite bacteriana.
Escola
Hugo Trembescki disse que não há motivo para pânico, nem mesmo foram suspensão das aulas no Sagrada Família, apenas a observação e tratamento preventivo das crianças que sentavam diretamente na frente, atrás e dos lados da menina Thalia. Também os familiares e todas as pessoas que tinham contato muito próximos com ela, estão sendo acompanhadas.