Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 08:32:30
Saúde

Gripe A H1N1

09-03-2010

Estrutura montada no ano passado, para combater a gripe A H1N1 está sendo refeita, pela Secretaria Municipal de Saúde.

Gripe A H1N1

 09-03-2010

 A mesma estrutura montada no ano passado, para combater a pandemia de gripe A H1N1 (gripe Suína), está sendo refeita, pela Secretaria Municipal de Saúde, em Campo Largo. A novidade, este ano, é a poderosa arma, a Vacina Anti-A H1N1, com a qual a população vai poder se defender do vírus, que pode ser mortal. Nesta segunda-feira (08), a campanha de vacinação teve início, com a imunização de profissionais de Saúde e a comunidade indígena.
     O secretário municipal de Saúde, Glewerson Caron, em entrevista à Reportagem d´A Notícia, adiantou que a estrutura física montada no ano passado, será praticamente a mesma, e deverá estar funcionando já a partir do final do mês de abril. "Estamos capacitando os profissionais para atender a população, no caso da pandemia nos atingir. Precisamos estar preparados e torcendo para que isso não aconteça", explicou.
     "Guerra" - Campo Largo está se preparando para uma verdadeira "guerra", contra a Gripe A H1N1.                Segundo o secretário, quando o combate começar as equipes médicas estarão de plantão 24 horas, exclusivamente para atender os casos de gripe, na estrutura a ser montada, ao lado do Centro Médico.        Os casos serão encaminhados para internamento ou tratamento domiciliar, como aconteceu no ano passado.
     A vacinação da população, que teve início nesta segunda-feira, segundo o secretário, seguirá o calendário determinado pelo Ministério da Saúde. O secretário observou, ainda, que a população deve seguir esse calendário, e só se dirigir aos postos de vacinação, dentro dos prazos estipulados, com seus documentos e carteira de vacinação, nos casos das crianças. No total, mais da metade da população, cerca de 64 mil pessoas, devem ser imunizadas em Campo Largo, até o final da campanha.
     O secretário informou, também, que este ano a Secretaria vai trabalhar com uma equipe de enfermeiros que vão atuar na busca ativa das pessoas que são o público-alvo da campanha (Grupos de Risco), para que todos sejam vacinados. Quanto às pessoas com doenças crônicas, estas, segundo o secretário, devem estar com a documentação médica (prescrição com indicação), em mãos, ao procurarem um posto de vacinação.
     Muitas pessoas que estão fora do chamado "Grupo de Risco" (mais suscetíveis à infecção e complicações após contraírem o vírus), se preocupam por não estarem imunizadas. A recomendação do Governo Federal é para que estas pessoas, que podem ficar sem a imunização, por estarem com o organismo mais forte, para combater o vírus, também podem ser vacinadas, mas somente na rede privada, uma vez que o Governo só dispõe de cerca de 95 milhões de doses, suficiente apenas para a população de risco.

Calendário de vacinação contra a gripe A
Público-alvo Data:
     Profissionais de saúde e indígenas 8 de março a 19 de março.
      Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a dois anos 22 de março a 2 de abril.
      Jovens de 20 a 29 anos 5 de abril a 23 de abril
Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas 24 de abril a 7 de maio.
      Pessoas de 30 a 39 anos 10 de maio a 21 de maio
Fonte: Ministério da Saúde.