06/09/2012
A Secretaria de Estado da Segurança Pública passará a utilizar nos próximos dias uma nova ferramenta – o sistema Business Intelligence (BI) – para aperfeiçoar a produção de dados e a visualização de boletins de ocorrência. O objetivo é aprimorar a qualidade da informação gerada e o planejamento de ações voltadas à redução da criminalidade.
O BI – que está em fase final de implantação, com o apoio da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) – será utilizado pelos setores de planejamento, inteligência, informática e estratégia das polícias civil e militar. A partir do cruzamento dos dados será possível verificar maior ou menor incidência de diversas modalidades de crime por variáveis como localidade, horário e meios empregados, entre outras. Em um segundo momento, a intenção da secretaria é compartilhar essas informações externamente.
O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, diz que a população tem o direito de saber, por exemplo, os horários de maior incidência de furtos em ônibus, ou os bairros com maior ocorrência de assaltos. De acordo com ele, essa nova ferramenta vai contribuir com o plano de metas de redução de homicídios no Estado.
Sistema
O sistema BI será utilizado para cruzar as informações do Boletim de Ocorrência Unificado (BOU), que é a base única de dados da segurança pública, sendo capaz de fornecer subsídios às ações da secretaria, como operações policiais.