Geral

Depois de nove meses de queda, perspectiva de crédito reage e sobe 0,1%

Depois de nove meses de queda, perspectiva de crédito reage e sobe 0,1%

04/09/2012

Fonte:R7.com

Após nove meses de quedas consecutivas, a perspectiva de contratação de crédito reagiu em julho e subiu 0,1%, informou nesta segunda-feira (3) a Serasa Experian. 

Com isso, o indicador atingiu o patamar de 96,6. Segundo economistas da Serasa Experian, essa primeira variação positiva depois de uma longa sequência de quedas ininterruptas aponta que o crédito deverá evoluir mais somente a partir de 2013.

O indicador verifica a predisposição da concessão de crédito nos próximos seis meses. Como o calote dos consumidores ainda é alto e só deverá melhorar nesse segundo semestre, as aberturas de empréstimo têm sido mais tímidas.
 

A Serasa explica que, ainda que os consumidores queiram deixar as contas em dia para retornar ao mercado de crédito, as instituições financeiras estão mais seletivas quanto à concessão. 

— Neste ambiente, o crédito ao consumidor evolui fracamente e só ganhará força com o recuo consistente da inadimplência.

Empresas 

O cenário para as empresas, no entanto, foi de queda de 0,2% na perspectiva. Porém, o patamar atingido é 99,8, muito próximo do nível 100, o que sinaliza que as concessões deverão continuar evoluindo moderadamente ao longo dos próximos meses.

 

Compartilhar esta notícia: