A alergia pode ser definida como uma reação exagerada do organismo ao entrar em contato com determinadas substâncias a que o corpo possui alergia: que são os alérgenos. Estudos dizem que cerca de 25 % da população sofre de alguma forma de alergia.
As alergias mais comuns são relacionadas à pele, à alimentação e ao sistema respiratório, como bronquite e rinite, por exemplo.
É considerada mais como uma característica individual do que como uma doença, propriamente dita. Sabe-se que as alergias aumentaram de alguns anos para cá em decorrência do aumento da poluição e do desmatamento das florestas; o que piora a qualidade do ar; e também devido a maior utilização de corantes e conservantes, que aumentam as respostas alérgicas no organismo.
As manifestações alérgicas podem ser várias, como crises de asma, rinite, coriza nasal, olhos avermelhados, manchas e/ou coceira na pele, problemas no aparelho digestório (gastrite, azia, vômito, diarréia, constipação intestinal), entre outros
Quando o indivíduo conhece quais são os alérgenos capazes de desencadear sua reação alérgica, deve tomar medidas preventivas; como afastar o contato com essas substâncias (poeira, ácaros, flores), evitar os alimentos a que possua alergia, etc.
É possível, através de exames médicos e laboratoriais identificar as causas desencadeantes de alergia; que são muito individuais. O que pode provocar reação alérgica em uma pessoa pode não provocar em outra...
Os alérgenos são as substâncias capazes de desencadear reações alérgicas aos indivíduos sensíveis a eles. Podemos citar o pólen, os fungos e os ácaros como alérgenos presentes no ar; mas também alguns alimentos, como ovos, leite, corantes, coservantes e frutos do mar podem conter alérgenos; e alguns insetos e plantas também.
O organismo possui um limiar de tolerância aos alérgenos que é individual, e determinada pelos anticorpos. Quando um alérgeno faz com que ultrapasse este limiar; desenvolve-se a alergia; que pode se desenvolver em qualquer fase da vida.
Estudos dizem que filhos de pais alérgicos possuem de 30 a 60% mais chance de desenvolver algum tipo de alergia.
Com a mudança climática a que estamos sendo submetidos, com bruscas alterações de temperatura e umidade, as reações alérgicas respiratórias tornam-se mais freqüentes. É importante estar atento a sintomas como ardência ou coceira nasal, coriza e dificuldade respiratória.
A fisioterapia pode atuar em relação às alergias através da especialidade da acupuntura. Fisioterapeutas especialistas em acupuntura podem utilizá-la para reduzir a resposta alérgica do indivíduo. É muito eficaz tanto para alergias respiratórias e alimentares, como para reações alérgicas cutâneas (na pele). Pode ser realizado tratamento com acupuntura sistêmica em pontos específicos, através de agulhas individuais, esterilizadas e descartáveis após cada uso; através da acupuntura auricular ou com a associação das duas técnicas para acentuar os resultados.
É possível livrar-se dos incômodos das alergias através de especialidades da fisioterapia.
Dra Fátima Almeida Toppel - Fisioterapeuta - Crefito 8-53691-F - Especialista em Acupuntura Sistêmica e Auricular (Medicina tradicional Chinesa) e Formação em Pilates pelo PhysicalMind Institute - Fisiocorpus - Telefone: 3032-3632 e 9966-3632.