Geral

Treinamento

04/07/2012

Prefeitura realiza treinamento interno para o setor de compras

 

Treinamento

04/07/2012

Fonte:Depcom/PMCL

Visando buscar a melhoria contínua dos procedimentos para a certificação da norma ISO 9001, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Administração, realizou no último dia 21 um treinamento para cerca de 60 servidores do setor de compras reforçando conceitos básicos dos processos e tirando dúvidas por aproximadamente 3 horas e meia.
      Foram expostos no treinamento, conceitos básicos sobre licitação, usuário/cliente, fornecedor/prestador de serviços, objeto, processo, procedimento, habilitação, proposta, edital de licitação, autoridade instauradora, comissão de licitação, publicação, julgamento, ata de julgamento/classificação, adjudicação e homologação. Todos esses procedimentos fazem parte da rotina dos servidores e foram repassados para que pudessem esclarecer todas as dúvidas conforme a norma ISO 9001.
       Para total compreensão dos participantes, foi esclarecida a importância da certificação e os procedimentos corretos que devem ser obedecidos conforme a lei. O diretor de compras da Prefeitura e representante de direção do processo de certificação da norma, Fernando Andres Galarza, cita os principais temas abordados no treinamento. “Conseguimos explanar de uma forma prática as dúvidas que eles tinham. Nós usamos exemplos do dia a dia. Eles tinham várias dúvidas em relação ao que a lei diz e às vezes não conseguiam colocar em prática. Foi muito proveitoso, nós plantamos e veremos o que eles aprenderam”, comenta Galarza que faz questão de frisar que sempre estarão buscando a excelência nos processos: “vamos colhendo informações constantes promovendo uma melhora contínua em nossos procedimentos. Já melhorou muito, mas queremos melhorar cada vez mais”, emenda o diretor.
       Especificamente, a ISO 9001 convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de uma gestão de qualidade são influenciados pelo ambiente organizacional, as necessidades que se alteram, os objetivos particulares, os produtos fornecidos, os processos utilizados, seu porte e estrutura organizacional.
       O Secretário Municipal de Administração, Sílvio Brandão Diniz, deixou uma mensagem aos servidores no manual mostrando o quão importante será essa certificação para todos. “Sabemos que se trata de uma ótima oportunidade de afirmação de uma política da qualidade ou mais do que isso, de uma cultura da qualidade. Esta tarefa tem sido possível graças ao comprometimento de você, servidores por excelência e quero aproveitar para parabenizá-los e agradecê-los por seu esforço”, destacou o secretário.
       A implementação da melhoria da gestão da qualidade aumenta a satisfação do cliente pelo atendimento aos seus requisitos. Ela promove a adoção de uma abordagem de processo para o desenvolvimento dos controles internos.
        Diniz confirma a primeira etapa da auditoria externa para a certificação da norma ISO 9001 para a próxima semana entre os dias 9 e 13 de julho. A segunda etapa está confirmada para a última semana de julho.

Compartilhar esta notícia: