30/06/2012
Fonte:Depcom/PMCL
A interação com o mundo que nos cerca ocorre através das habilidades da linguagem. Assim, quanto mais dominamos suas inúmeras possibilidades, melhor nossa inserção, expressão, criatividade e criticidade. Nas atuais circunstâncias, um dos trabalhos mais exigidos da escola está na formação do pequeno leitor.
Todos sabemos que, durante a leitura, a criança não dispensa, de modo algum, os movimentos, as situações improvisadas e embaraçosas, o dramatismo, a atividade contínua de ficar imaginando as cenas, visitando lugares longínquos, torcendo por seu herói, amaldiçoando seu vilão, rindo das ambiguidades, desfrutando a linguagem escolhida para a narrativa.
O importante é manter sempre vivo o encantamento. As opções são as mais variadas possíveis e somos convidados a oferecer para as crianças e adolescentes desde histórias populares, passando pelos clássicos, pelos contos de fadas, fábulas até chegar a nossa tão rica literatura infantil.
Seja lendo, seja contando, cabe ressaltar que cada escolha implica numa técnica diversa e planejada, uma vez que, a narrativa para crianças jamais será como a narrativa para adolescentes e jovens ou como para adultos. Para estabelecer uma forma metódica, o professor deve ter bem claro os objetivos, os critérios de seleção e análise dos livros, bem como, as técnicas e as possibilidades de leitura e contação dessas histórias, sempre tendo em vista a qualidade com que devam chegar aos leitores.
Foi com esse propósito que a Secretaria Municipal de Educação através de ação firmada entre a FATUM Assessoria Pedagógica e a editora FTD ofereceu aos educadores o curso: Literatura Infantil – em busca do leitor literário, buscando ampliar, otimizar e ressignificar o trabalho com a leitura nas escolas e unidades de educação infantil do Município de Campo Largo. Esse projeto, aliás, inédito em nossa região, proporcionou estratégias de integração entre a formação profissional e o acesso ao livro literário, promovendo mais cidadania ao construir uma comunidade mais letrada.
Nesse sentido, o trabalho oferecido, bem como, a aquisição de um diversificado e qualificado títulos de livros para as unidades escolares e de educação infantil é uma atitude essencial para o exercício de práticas leitoras, de modo que a leitura e, em especial a Literatura, sejam experimentadas das mais diferentes formas.
O trabalho desenvolvido buscou dialogar com diferentes textos e seus respectivos suportes, numa convergência de discursos e linguagens encontrados nos livros literários com os que circulam nos jornais, na TV, na internet, em vídeos, livros, enfim, em sintonia com a concepção do educador Paulo Freire de que: “a leitura de mundo precede à leitura da palavra”.
Resta-me agradecer e elogiar a Secretaria de Educação pela iniciativa rumo à construção de uma Campo Largo mais leitora e parabenizar aos educadores cursistas pelo brilhante desempenho e participação tão animada e sensível nesses três meses de curso.
Estou muito orgulhoso por fazer parte dessa história. Boa jornada a todos!
Professor Cleber é mestre em Educação. Diretor pedagógico da FATUM Assessoria Educacional. Professor universitário nos cursos de Letras e Pedagogia. Participou de congressos internacionais como contador de histórias em Cuba, Portugal, Itália, Argentina, Irã e México.