Geral

Comportamento

27/06/2012

Respeito traz mais felicidade do que dinheiro

Comportamento

27/06/2012  Fonte: Band.com.br

Ser respeitado e admirado faz as pessoas mais felizes do que a riqueza, aponta um novo estudo da Universidade de Berkeley, na Califórnia. As informações são do jornal "The Huffington Post".

"Uma das razões porque o dinheiro não compra felicidade é que as pessoas se adaptam rapidamente a um novo nível de riqueza ou renda", explicou Cameron Anderson, cientista psicológico da instituição de ensino americana.

"Vencedores de loteria, por exemplo, são inicialmente mais felizes, mas retornam ao seu nível original de felicidade velozmente", acrescenta o pesquisador.

Para Anderson, ser olhado com admiração pelos outros é uma algo que permanece uma qualidade desejada através dos tempo. "Provavelmente ser respeitado, ter influência e estar socialmente integrado nunca vai sair de moda", diz.

A conclusão foi feita a partir de quatro estudos conduzidos separadamente. Em um deles, as vidas de 80 universitários foram analisadas, levando em conta fatores como o status social creditado a eles pelos colegas, sua própria concepção de seu papel no grupo e as posições de liderança ocupadas por eles. 

Também foram investigados indicadores como a renda da família dos participantes e outros fatores socioeconômicos. Ao final da pesquisa, os cientistas descobriram que o nível de bem-estar dos estudantes estava mais relacionado com suas relações sociais do que com suas posses.

Compartilhar esta notícia: