Sabado às 01 de Novembro de 2025 às 05:10:58
Geral

Festa de Corpus Christi na Praça Getúlio Vargas

07/06/2012

Acontece agora na Praça Getúlio Vargas a comemoração ao dia de Corpus Christi, louvor ao Corpo  e ao Sangue de Cristo, presentes na Eucaristia.

Festa de Corpus Christi na Praça Getúlio Vargas

07/06/2012

Mais de duas mil pessoas participaram, na manhã desta Quinta-feira, da festa de Corpus Christi, organizada pelas paróquias de Campo Largo, no centro da cidade. Das paróquias de Aparecida, Bom Jesus, Santa Cecília e Matriz de Nossa Senhora da Piedade, procissões convergiram para a praça Getúlio Vargas, onde foi realizada a celebração. O intenso frio não diminuiu o nível de participação do público.
Corpus Christi, que significa Corpo de Cristo, é uma festa Cristã baseado em antigas tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de “preceito”, isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
Festa
A procissão de Corpus Christi, pelas vias públicas em todas as cidades do País, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia”.
Em Campo Largo era tradicional a ornamentação das ruas, com tapetes de serragem colorida, flores e símbolos cristãos, mas desde o ano passado, a procissão das paróquias, convergindo para o centro da cidade, estabeleceu um novo modo de comemorar a data.
Esta é a primeira vez que a procissão de Corpus Christi tem concentração na praça Getúlio Vargas, local escolhido devido ao maior espaço para concentração de grande público. Após a chegada das procissões das quatro paróquias, o Ostensório com o Corpo de Cristo, simbolizado pelo pão, foi levado em triunfo, sobre o tapete de serragem e flores, até o palanque especialmente montado para o evento. Alí os párocos destacaram a importância da exibição pública desse que é um dos mais importantes símbolos da fé cristã.