01/06/2012
Pelo terceiro ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) promove a campanha nacional de conscientização Prematuro Imunizado é Prematuro Protegido, cujo objetivo é alertar médicos, pais e cuidadores de bebês para que um maior número de prematuros seja imunizado durante o período de sazonalidade (abril a setembro) dos vírus, em especial, o VSR - Vírus Sincicial Respiratório.
Pouco conhecido por grande parte da população, “o VSR é o maior causador de infecções respiratórias nesse período o principal responsável pela hospitalização de bebês prematuros no primeiro ano de vida”, alerta o neonatologista Renato Kfouri, presidente da SBIm e um dos mentores da Campanha, que tem o apoio dos Laboratórios Abbott. De acordo com o médico, “a apresentação clínica da doença é extremamente variada, predominando o quadro de vias aéreas inferiores com bronquiolite, pneumonias e chiados nos lactentes mais jovens e infecções de vias aéreas superiores, semelhantes a um resfriado comum, em crianças maiores, adolescentes e adultos.
O VSR é responsável por cerca de 64 milhões de infecções anualmente no mundo e cerca de 160 mil mortes anuais. As taxas de hospitalização de crianças no primeiro ano de vida, com bronquiolite, são altas, tanto em países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. Estudos realizados no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo apontam o VSR em cerca de 60% a 70% das hospitalizações de menores de um ano por problemas respiratórios.
Nesta edição da campanha a SBIm levará a algumas cidades do País um Pulmão Gigante, de 25 metros quadrados.
Os visitantes poderão visitar o interior do pulmão, que estará dividido em quatro estações: pulmão de saúde gestacional normal de 36 semanas; pulmão prematuro com menos de 33 semanas; ataque de vírus; e imunização/prevenção. O objetivo dessa ação é mostrar a vulnerabilidade do pulmão de um prematuro às doenças respiratórias.
Como parte da ação e também um serviço de utilidade pública, as mães receberão o calendário de imunização e a tabela de peso ideal para crianças com até 1 ano de idade. Ressalta-se que haverá duas enfermeiras fazendo a pesagem e medição dessas crianças no interior do pulmão, para que as mães façam o acompanhamento da curva de crescimento de seus filhos.
A campanha irá percorrer importantes maternidades em todo Brasil realizando um trabalho de conscientização aos pais e a toda classe médica, através de material informativo e exposição de informações com médicos que esclarecerão dúvidas sobre a imunização adequada ao prematuro e o VSR.